Buscar por

Objeto

Agentes

Actividades

Documentación

Quartel dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior

Tanto quanto a documentação encontrada e analisada permite compreender, o processo de construção de um novo quartel para a Associação dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior inicia-se em maio de 1979, com o pedido se assistência financeira da associação ao Ministério da Habitação e Obras Públicas, atendendo aos seus fracos recursos e às fracas condições do quartel até então existente. 

Em junho do mesmo ano, um anteprojeto é apresentado à Direção-Geral do Equipamento Regional e Urbano, bem como é formalizado o pedido de comparticipação, que leva à abertura do processo definitivo em agosto.

Contudo, só em outubro de 1981 é apresentado o Estudo  Prévio definitivo, que viria a ser aprovado em agosto de 1982, por despacho do Ministério da Habitação, Obras e Transportes. 

Em junho de 1984, a associação apresenta o projeto base, que viria a ser aprovado por despacho em outubro.

É, nesse sentido, elaborado o projeto de arquitetura definitivo, em outubro de 1985, da autoria do Arq. João Luís Carrilho da Graça. O projeto é igualmente aprovado nesse mesmo mês - sendo que o projeto de execução seria aprovado em novembro seguinte.

Em setembro de 1986, a empreitada é adjudicada a Carlos Peguinho Torres, pelo valor de 49.785.728$20. No entanto, em setembro de 1988, o trespasse da empreitada é cedido à firma SADOPISO, Construções e Empreendimentos Sadinos Lda., mantendo todas as condições e responsabilidades inicialmente previstas. 

O processo arrasta-se até outubro de 1992, data em que é emitido um ponto de situação pela Direção de Serviços de Equipamento da Direção-Geral do Ordenamento do Território, no qual não é possível compreender se à data a obra já teria sido definitivamente concluída.

Si tiene alguna memoria o información relacionada con este registro, por favor envíenos su contributo.

Análisis

Fecha de Conclusión
post. 1992

Momentos-clave (clique abajo para más detalle)

Actividades

Ubicación

Comunidad
Morada
Alameda dos Bombeiros Voluntários
Distrito Histórico (PT)
PortalegreDistrito Histórico (PT)
Contexto
InteriorContexto
UrbanoContexto

Estado y Utilización

Estado
ConstruidoEstado del Edifício o Conjunto

A informação constante desta página foi redigida por Tiago Candeias, em agosto de 2024, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas e está pendente de atualização.

Para citar este trabajo:

Arquitectura Aqui (2025) Quartel dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior. Accedido en 18/01/2025, en https://arquitecturaaqui.eu/es/edificios-y-conjuntos/19038/quartel-dos-bombeiros-voluntarios-de-campo-maior

Este trabajo ha sido financiado por European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) y por fondos nacionales portugueses por intermedio de FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., en el contexto del proyecto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).