Buscar por

Objeto

Agentes

Actividades

Documentación

Sede da Sociedade Recreativa de Vila Fernando, Elvas

O edifício-sede da Sociedade Recreativa de Vila Fernando foi construído por iniciativa da direção da sociedade homónima, sendo essa a única associação cultural e recreativa que, à data de 1980, existia na povoação.

Tanto quanto a documentação recolhida e analisada permite compreender, a Sociedade Recreativa de Vila Fernando funcionava já num edifício que era sua propriedade, sendo bastante frequentada pelos seus sócios, de diversas faixas etárias, ao desempenhar uma ação cultural e recreativa múltipla, da qual se destacava o teatro.

Nesse sentido, atendendo à falta de condições que permitisse desenvolver a prática teatral e ao desejo partilhado da direção dessa sociedade e dos seus sócios em promover a música, o desporto e a leitura, é manifestada a intenção de ampliar as instalações da sua sede – de forma a permitir o desenvolvimento de uma atividade recreativa e cultural mais concertada. 

Esse processo inicia-se em 1980, com a abertura de um processo provisório na Direção-Geral do Equipamento Regional e Urbano, com vista à comparticipação do Estado para levar a efeito os trabalhos. Em março desse mesmo ano, após reprovação de um primeiro projeto, seria elaborado o projeto de ampliação com a assistência técnica da Direção de Equipamento do Distrito de Portalegre, na pessoa do Eng.º Técnico Principal João Carrilho da Graça – num projeto que alteraria de forma bastante significativa o programa e aspeto geral do edifício-sede existente. O projeto viria a ser aprovado pela Câmara Municipal de Elvas em março de 1981 e pela Direção-Geral do Equipamento Regional e Urbano em abril do desse ano.

Os trabalhos da obra iniciaram-se em outubro de 1982 e a comparticipação do Estado ascendeu ao valor total de 3.000.000$00 – num processo que se parece ter prolongado até 1987, pese embora não tenhamos informação quanto à data de conclusão das obras de ampliação.

Atualmente [2024], a Sociedade Recreativa de Vila Fernando parece manter as suas funções e administração, contando com 97 anos de existência e sendo o serviço de bar que mantém a sua maior atividade.

 

Si tiene alguna memoria o información relacionada con este registro, por favor envíenos su contributo.

Identificación

Fecha de Conclusión
c. 1980 [atr.]
Comunidad

Ubicación

Morada
Largo da Independência 35
Distrito Histórico (PT)
PortalegreDistrito Histórico (PT)
Contexto
UrbanoContexto
InteriorContexto

Estado y Utilización

Estado
ConstruidoEstado del Edifício o Conjunto

CronologÍa de Actividades

Actividades

Descripción Breve

Análisis Compuesta de Forma, Función y Relación con el Contexto

A Sede da Sociedade Recreativa de Vila Fernando localiza-se no Largo da Independência [antiga Rua de Elvas], em proximidade com a igreja paroquial. Insere-se na malha urbana, no conjunto de casas em banda que a compõem, situando-se numa zona central do aglomerado.

O programa do edifício distribui-se ao longo de 2 pisos que aproveitam a área disponível do edifício-sede inicial. No piso de entrada, um pequeno hall com bengaleiro dá acesso às restantes dependências deste piso e à escada para o piso superior. Conta com uma arrecadação, uma zona de bar, uma sala de jogos, uma sala para biblioteca e leitura, sanitários masculinos, um gabinete para a direção, e camarins masculinos e femininos - estes junto a uma segunda escada de acesso direto à zona de palco no piso superior. 

Por sua vez, no piso superior, acedendo por meio da escada principal, um pequeno hall com sanitários femininos e acesso a uma varanda na fachada principal, antecede o salão polivalente com pavimento em tacos de pinho - inicialmente destinado à atividade teatral, escola de música, ensaios da banda, etc. O salão conta ainda com uma zona de palco em madeira, sucedida das já referidas escadas que comunicam com a zona de camarins no piso inferior. 

O alçado principal destaca-se pelo tratamento plástico da fachada, conferido pelo jogo de cores utilizado, pela utilização de grelhagens de elementos cerâmicos que iluminam a zona de escada no interior no edifício e pelos recortes na zona de arrecadação anexa ao bar, que asseguram a iluminação e ventilação. É ainda marcada pela presença da varando no piso superior, que encima a entrada principal e apresenta um mastro para colocação de uma bandeira. 

A obra destaca-se no conjunto do aglomerado, pelo facto de, nas imediações, ser o único edifício com 2 pisos, de entre as moradias em banda que o rodeiam.

Atualmente [2024] a Sede da Sociedade Recreativa de Vila Fernando funciona essencialmente como bar, mantendo a sua administração - ainda que cumpra a sua função enquanto local de reunião da população local e apresente alguma dinâmica associativa. Contudo, não nos é possível, para já, averiguar a existência de intervenções à sua arquitetura, nem a dimensão das mesmas. 

Materiales y Tecnologías

Estrutura
Hormigón ArmadoMateriales Construción
Construción
Albañilería de LadrilloMateriales Construción
MadeiraMateriales Construción
Acabado y Decoración
Tinta de ÁguaMateriales Construción
Reboco tirolêsMateriales Construción
AzulejoMateriales Construción
Mosaico hidráulicoMateriales Construción
Tinta plásticaMateriales Construción
Portas de alumínioMateriales Construción
Portas "Placarol"Materiales Construción

A informação constante desta página foi redigida por Tiago Candeias, em abril de 2024, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas. 

Para citar este trabajo:

Arquitectura Aqui (2024) Sede da Sociedade Recreativa de Vila Fernando, Elvas. Accedido en 18/09/2024, en https://arquitecturaaqui.eu/es/edificios-y-conjuntos/19538/sede-da-sociedade-recreativa-de-vila-fernando-elvas

Este trabajo ha sido financiado por European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) y por fondos nacionales portugueses por intermedio de FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., en el contexto del proyecto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).