Buscar por

Objeto

Agentes

Actividades

Documentación

Bairro de Casas Pré-Fabricadas, Fronteira

Tanto quanto a documentação permite compreender, o processo de infraestruturação do bairro ter-se-á iniciado em maio de 1977 com a elaboração do projeto de infraestruturas - orçado em 1.000.000$00. Em junho, este projeto seria apresentado pela Câmara Municipal de Fronteira ao Ministério da Habitação, Urbanismo e Construção (MHUC) e solicitado o apoio financeiro do Estado.

Nesse sentido, em julho de 1977 foi aberto, junto da Direção Geral dos Serviços de Urbanização, de forma a formalizar o pedido de comparticipação da obra.

Em setembro desse mesmo ano, o projeto é aprovado e o MHUC concedia à Câmara Municipal de Fronteira uma comparticipação no valor de 600.000$00, através do Orçamento Geral do Estado, com vista aos trabalhos de infraestruturas. 

A obra foi executada pela Câmara Municipal, em regime de administração direta - numa empreitada que ascendeu aos 818.590$00.

Em julho de 1978 é autorizada uma nova comparticipação no valor de 400.000$00, tendo a obra sido totalmente financiada pelo Estado. Em setembro seria aberto um concurso limitado para a conclusão da empreitada. 

Não nos é possível auferir a data de conclusão dos trabalhos.

Si tiene alguna memoria o información relacionada con este registro, por favor envíenos su contributo.

Análisis

Fecha de Conclusión
post. 1978
Análisis Compuesta de Forma, Función y Relación con el Contexto

Na sua origem, o bairro era constituído por 23 casas pré-fabricadas: 2 de tipologia T1; 14 tipologia T2; e 7 de tipologia T3.

dispostas ao longo de um único arruamento - aberto para o efeito e de acordo com o previsto no Ante-Plano de Urbanização de Fronteira da época.

A propriedade de cada uma das habitações era delimitada por um pequeno murete que vedava os quintais e a zona confinante com o arruamento e os terrenos limítrofes. Sobre o murete assentava arame zincado e previa-se a plantação de vegetação. 

O acesso aos lotes era feito por meio de uma cancela em madeira de pinho.

Programa
Programa CARPrograma

Momentos-clave (clique abajo para más detalle)

Actividades

Ubicación

Comunidad
Morada
Rua Francisco Louro Félix
Distrito Histórico (PT)
PortalegreDistrito Histórico (PT)
Contexto
UrbanoContexto
InteriorContexto

Estado y Utilización

Estado
Parcialmente ConstruídoEstado del Edifício o Conjunto

Materiales y Tecnologías

Acabado y Decoración
Arame ZincadoMateriales Construción
Carpinterías en madera de pinoMateriales Construción

A informação constante desta página foi redigida por Tiago Candeias, em janeiro de 2025, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

Para citar este trabajo:

Arquitectura Aqui (2025) Bairro de Casas Pré-Fabricadas, Fronteira. Accedido en 23/01/2025, en https://arquitecturaaqui.eu/es/edificios-y-conjuntos/19657/bairro-de-casas-pre-fabricadas-fronteira

Este trabajo ha sido financiado por European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) y por fondos nacionales portugueses por intermedio de FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., en el contexto del proyecto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).