Conjunto Habitacional da Fonte dos Fornos, PortalegreCasas para Famílias Pobres na Fonte dos Fornos, Portalegre
O Conjunto Habitacional da Fonte dos Fornos, em Portalegre, foi construído por iniciativa da Câmara Municipal de Portalegre, com o intuito de alojar famílias com fracos recursos financeiros que se encontravam a viver em barracas, em condições bastante precárias em matéria de higiene e conforto.
Projetado pelo Agente Técnico de Engenharia Domingos Baptista Tavares em 1963, o bairro procurou implantar-se numa zona de terrenos do município, aproveitando o declive da zona.
Assim, em janeiro de 1964 a Câmara Municipal de Portalegre apresenta o projeto do bairro de 10 moradias ao Ministério das Obras Públicas e formaliza o pedido de comparticipação da obra.
Em agosto de 1964, esse Ministério concederei à Câmara Municipal de Portalegre uma comparticipação no valor de 60.000$00, através do Fundo de Desemprego, para a construção do bairro - orçado em 240.000$00.
A obra seria executada pelo próprio município, em regime de administração direta, e os trabalhos iniciar-se-iam em novembro de 1964.
O bairro seria concluído em janeiro de 1966.
Análisis
Na sua origem o bairro era composto por 10 moradias de piso único com logradouro, sendo 4 destinadas a famílias constituídas e 6 destinadas a casal ou pessoa solteira.
As primeiras dispunham de 2 quartos, sala, cozinha e instalações sanitárias. As segundas apresentavam apenas 1 quarto, cozinha e instalações sanitárias.
Momentos-clave (clique abajo para más detalle)
Ubicación
Estado y Utilización
A informação constante desta página foi redigida por Tiago Candeias, em janeiro de 2025, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.
Para citar este trabajo:
Arquitectura Aqui (2025) Conjunto Habitacional da Fonte dos Fornos, Portalegre. Accedido en 03/02/2025, en https://arquitecturaaqui.eu/es/edificios-y-conjuntos/20504/conjunto-habitacional-da-fonte-dos-fornos-portalegre