Adega de Portalegre Winery, PortalegreEdifício da Adega Cooperativa de Portalegre
Tanto quanto a documentação permite compreender, em julho de 1969 foi elaborado o projeto que previa a ampliação da Adega Cooperativa de Portalegre.
A ampliação surgia da incapacidade verificada de as instalações existentes darem resposta ao volume de uvas dos sócios inscritos na cooperativa. Além do mais, haveria a necessidade de dotar as instalações de áreas próprias à operação comercial, já que esta estava em franco crescimento.
Assim, a ampliação previa a possibilidade de poderem ser laboradas cerca de 1000 toneladas de uvas (650 tinas e 350 brancas), bem como a já referida comercialização.
O projeto estava orçado em 1.900.000$00.
Em 2025, o edifício mantém as suas funções de produção e comercialização de vinho, ainda que sob iniciativa privada.
Análisis
O projeto de ampliação dava resposta a um programa que tinha em atenção as diferentes fases de produção (laboração, sub-produtos e estágio), estando subordinado à construção preexistente.
A articulação com as instalações primitivas era assecurada através de escadas e passerelles entre os diferentes depósitos.
Procurou manter-se o espírito arquitetónico dos alçados existentes, bem como dos elementos construtivos, de forma a assegurar a harmonia e unidade do conjunto.
Momentos-clave (clique abajo para más detalle)
Ubicación
Estado y Utilización
Materiales y Tecnologías
A informação constante desta página foi redigida por Tiago Candeias, em janeiro de 2025, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.
Para citar este trabajo:
Arquitectura Aqui (2025) Adega de Portalegre Winery, Portalegre. Accedido en 23/02/2025, en https://arquitecturaaqui.eu/es/edificios-y-conjuntos/20549/adega-de-portalegre-winery-portalegre