Balneário Público, Vila Real de Santo António
Em meados da década de 1940 não existia em Vila Real de Santo António um único equipamento público que suprisse as necessidades básica de higiene das famílias cujas habitações não dispunham de condições mínimas de salubridade. O elevado número de famílias carenciadas configurou uma das principais razões para a construção deste balneário e sanitário público que após 1950 passou a servir "as classes mais modestas, por forma a proporcionar-lhes com facilidade os benefícios de uma higiene corpórea indispensável para a manutenção de um bom estado sanitário." Para o efeito, em 1945, a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António enceta contatos com a Direção dos Serviços de Urbanização do Sul, com sede em Évora, sobre a possibilidade da edilidade ver comparticipada pelo Estado através do Fundo de Desemprego a construção de um balneário público para a população local, que incluísse a "população das fábricas e da zona portuária”.
Em funcionamento desde meados do século passado, o equipamento ainda hoje (2024) continua a servir o propósito para o qual foi construído.
Notas
Passados três-quartos de século ao serviço da população, em 2024 este equipamento cumpre ainda as funções para as quais foi construído.
Momentos-clave (clique abajo para más detalle)
Ubicación
Estado y Utilización
Materiales y Tecnologías
Documentación
Para citar este trabajo:
Arquitectura Aqui (2024) Balneário Público, Vila Real de Santo António. Accedido en 03/12/2024, en https://arquitecturaaqui.eu/es/edificios-y-conjuntos/21909/balneario-publico-vila-real-de-santo-antonio