Equipamiento de
Uso Colectivo en
Portugal y España 1939-1985

Buscar por

Objeto

Agentes

Actividades

Documentación

Balneário Público, Vila Real de Santo António

Em meados da década de 1940 não existia em Vila Real de Santo António um único equipamento público que suprisse as necessidades básica de higiene das famílias cujas habitações não dispunham de condições mínimas de salubridade. O elevado número de famílias carenciadas configurou uma das principais razões para a construção deste balneário e sanitário público que após 1950 passou a servir "as classes mais modestas, por forma a proporcionar-lhes com facilidade os benefícios de uma higiene corpórea indispensável para a manutenção de um bom estado sanitário." Para o efeito, em 1945, a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António enceta contatos com a Direção dos Serviços de Urbanização do Sul, com sede em Évora, sobre a possibilidade da edilidade ver comparticipada pelo Estado através do Fundo de Desemprego a construção de um balneário público para a população local, que incluísse a "população das fábricas e da zona portuária”. 

Em funcionamento desde meados do século passado, o equipamento ainda hoje (2024) continua a servir o propósito para o qual foi construído, incluindo a função residencial:

Segundo contributo de Marta Setúbal, recebido em março de 2025, "pelo menos até há bem pouco tempo (1 ano), viviam, no primeiro andar do edifício [dá para ver a janela nas fotos], em condições bastante precárias, os filhos de uma antiga funcionária do balneário, que também lá viveu. É possível que a situação ainda se mantenha."

Si tiene alguna memoria o información relacionada con este registro, por favor envíenos su contributo.

Análisis

Fecha de Conclusión
1949
Importancia, Particularidades, Similaridades, Posición Relativa (Geografía y Cronologia)

Passados três-quartos de século ao serviço da população, em 2024 este equipamento cumpre ainda as funções para as quais foi construído. 

Momentos-clave (clique abajo para más detalle)

Actividades

Ubicación

Comunidad
Sitio
Vila Real de Santo António
Morada
Rua 5 de Outubro 28, Rua Dr. António de Passos 81
Distrito Histórico (PT)
FaroDistrito Histórico (PT)
Contexto
UrbanoContexto

Estado y Utilización

Estado
ConstruidoEstado del Edifício o Conjunto
Protección
Incluído na Zona Especial de Proteção do Núcleo Histórico Pombalino de Vila Real de Santo António

Materiales y Tecnologías

Estrutura
BetãoMateriales Construción
Construción
Albañilería de LadrilloMateriales Construción
Acabado y Decoración
Cantería de piedraMateriales Construción
MadeiraMateriales Construción
FerroMateriales Construción
Vidro simplesMateriales Construción

A informação constante desta página foi compilada e redigida por Tânia Rodrigues, em outubro de 2024, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas. A integração do contributo de Marta Setúbal, que muito agradecemos, foi feita por Ricardo Costa Agarez em março de 2025.

Para citar este trabajo:

Tânia Rodrigues e Ricardo Costa Agarez para Arquitectura Aqui (2025) Balneário Público, Vila Real de Santo António. Accedido en 05/09/2025, en https://arquitecturaaqui.eu/es/edificios-y-conjuntos/21909/balneario-publico-vila-real-de-santo-antonio

Este trabajo ha sido financiado por European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) y por fondos nacionales portugueses por intermedio de FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., en el contexto del proyecto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).