Buscar por

Objeto

Agentes

Actividades

Documentación

Mercado Municipal, Odemira

O facto de o mercado existente no início dos anos 60 ser “um telheiro [...] com piso de betonilha [...] e coberto por uma arruinada estrutura de madeira e chapas de zinco” ou “não passar de um barracão sem condições para o fim a que se destina”, leva a que a vontade e a necessidade de construção de novas instalações seja urgente.

Em janeiro de 1964, e após visita ao distrito de Beja, o Ministro das Obras Públicas tem conhecimento de estar em andamento o “projeto do mercado que há-de substituir as péssimas instalações atuais”. Regista, ainda, que “o Ministério das Obras Públicas não deixará de dar oportunamente a sua comparticipação para ajudar a Câmara Municipal a realizar este importante melhoramento”, solicitado, à Câmara Municipal de Odemira, o projeto para apreciação e inclusão no Plano de Melhoramentos Urbanos.

O local de construção estava previsto no anteprojeto de urbanização.

A Câmara Municipal mandou elaborar um anteprojeto para o Mercado, aprovado até pelo Conselho Superior de Higiene e pela Direção-Geral de Saúde. A obra esteve no Plano de Melhoramentos Urbanos, em 1966, tendo sido abatida por falta de projeto.

Posteriormente, a pedido da Câmara Municipal, a verba prevista no plano atribuída ao Mercado é transferida para a conclusão do Cineteatro de Odemira. Em 1978 apresenta-se um estudo prévio referente a um novo projeto e a outro local previsto no plano geral de urbanização aprovado. Aprova-se, em 1979, o projeto dos arquitetos António Santos Mattos Gomes e Jorge Manuel Teixeira Viana.

A obra é iniciada em Fevereiro de 1980.

Em 1984 a Câmara Municipal rescinde contrato com o empreiteiro, “procedendo ela à conclusão dos trabalhos em falta conforme o pessoal de que dispõe e a sua situação económica ou permitir”.

Si tiene alguna memoria o información relacionada con este registro, por favor envíenos su contributo.

Momentos-clave (clique abajo para más detalle)

Fecha de Conclusión
post. 1984
Actividades

Ubicación

Comunidad
Morada
R. João de Deus
Distrito Histórico (PT)
BejaDistrito Histórico (PT)
Contexto
UrbanoContexto

Estado y Utilización

Uso Inicial
Estado
ConstruidoEstado del Edifício o Conjunto
Propietario

Documentación

Registros y Lecturas

A informação constante desta página foi redigida por Joana Nunes, em março de 2024, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas. 

Para citar este trabajo:

Arquitectura Aqui (2024) Mercado Municipal, Odemira. Accedido en 21/11/2024, en https://arquitecturaaqui.eu/es/edificios-y-conjuntos/24584/mercado-municipal-odemira

Este trabajo ha sido financiado por European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) y por fondos nacionales portugueses por intermedio de FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., en el contexto del proyecto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).