Buscar por

Objeto

Agentes

Actividades

Documentación

Piscina Municipal Descoberta, BejaPiscina Municipal, Beja

A construção de uma piscina municipal em Beja é um exemplo de como a vontade e a necessidade popular podem mover forças.

No início dos anos 60 do século XX, são várias as associações – como os Bombeiros Voluntários, o Cine Clube de Beja – coletivos, ou até mesmo pessoas singulares que se movem em prol da construção do equipamento. Alegam-se razões várias, desde o “clima rigoroso no verão”, a mais-valia de uma piscina ao ar livre, de uso colectivo público para se praticar um desporto como a natação, ou mesmo a incapacidade – relativamente aos custos elevados – de se fazer férias fora da cidade no litoral distante. A repercussão foi tal que foi levada a cabo uma “grande campanha [...] nos jornais locais para que se leve a efeito a construção de tão necessário benefício para a população”, com o apoio da Câmara Municipal de Beja.

Em outubro de 1964, decide-se que a exploração da piscina será municipalizada e que os Serviços Municipalizados de Beja tratarão de orientar a obra desde o início. O projeto fica a cargo do arquitecto José da Silva Lourenço.

Em junho de 1965, por despacho do Ministro da Educação, autoriza-se a comparticipação da piscina, estando previsto, também, financiamento pela Fundação Nacional para a Alegria no Trabalho (F.N.A.T.).

Os trabalhos da piscina foram iniciados em novembro de 1965, que logo recebeu a visita de Arantes e Oliveira, no mês seguinte

Esta obra, parte do Plano Comemorativo de 1966, foi inaugurada a 15 de agosto desse ano.

Si tiene alguna memoria o información relacionada con este registro, por favor envíenos su contributo.

Identificación

Fecha de Conclusión
1966
Comunidad

Ubicación

Morada
Avenida do Brasil
Distrito Histórico (PT)
BejaDistrito Histórico (PT)
Contexto
UrbanoContexto

Estado y Utilización

Estado
ConstruidoEstado del Edifício o Conjunto
Uso Inicial
Cultura y Deporte ˃ Deporte ˃ PiscinaTipología Funcional
Propietario
Usuario

CronologÍa de Actividades

Actividades

Descripción Breve

Análisis Compuesta de Forma, Función y Relación con el Contexto

Para a localização da piscina foi escolhido o espaço livre do topo norte do Estádio Municipal, “a qual mereceu a concordância de S. Excelência o Ministro das Obras Públicas”.

Procurou-se que “a implantação oferecesse as melhores condições de orientação quanto à luz solar e proteção dos ventos dominantes”.

O conjunto é fundamentalmente constituído por um tanque de natação, em que se combinam as bacias destinadas a nadadores e não nadadores e edifícios para recreio, bar, balneários e instalações sanitárias.

Por sugestão de Arantes e Oliveira, inverteu-se “o tanque principal de natação de modo a que o lado maior do L ficasse mais próximo do recinto destinado ao público”.

A estrutura dos edifícios é em betão armado com panos de enchimento de alvenaria de tijolo furado. A cobertura é uma laje aligeirada de betão pré-esforçado. A parede posterior deste edifício, orientada para Avenida do Brasil, é constituída por um muro de suporte de betão armado. 

Materiales y Tecnologías

Estrutura
Hormigón ArmadoMateriales Construción
Construción
Alvenaria de Tijolo FuradoMateriales Construción

Fórum

A informação constante desta página foi redigida por Joana Nunes, em março de 2024, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas. 

Para citar este trabajo:

Arquitectura Aqui (2024) Piscina Municipal Descoberta, Beja. Accedido en 16/09/2024, en https://arquitecturaaqui.eu/es/edificios-y-conjuntos/25348/piscina-municipal-descoberta-beja

Este trabajo ha sido financiado por European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) y por fondos nacionales portugueses por intermedio de FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., en el contexto del proyecto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).