Buscar por

Objeto

Agentes

Actividades

Documentación

Edifício da Junta de Freguesia de Meimoa, Penamacor

Dada a inexistência de um imóvel destinado a albergar a Junta de Freguesia de Meimoa no final da década de 1970, a Câmara Municipal de Penamacor solicitou ao Gabinete de Apoio Técnico de Castelo Branco que estudasse o assunto e elaborasse um projeto. Inicialmente, o edifício foi planeado para se desenvolver em apenas um piso, conforme atesta a Memória Descritiva assinada pelo engenheiro João dos Santos Ramalho Eanes datada de 1981. Esse edifício conjugaria as funções administrativas, com secretaria, gabinete do Presidente da Junta de Freguesia e sala de reuniões, com funções culturais e recreativas, através da inclusão de uma biblioteca e de uma sala de convívio. No entanto, nessa mesma altura foi planeada a construção de um piso adicional destinado a alojar um centro de dia, com sala de estar, cozinha, bar, economato e arrecadação.

Si tiene alguna memoria o información relacionada con este registro, por favor envíenos su contributo.

Identificación

Fecha de Conclusión
post. 1981
Comunidad

Ubicación

Ubicación
Morada
Rua da Fonte das Quelhas 12, 6090-398 Meimoa
Distrito Histórico (PT)
Castelo BrancoDistrito Histórico (PT)
Contexto
UrbanoContexto

Estado y Utilización

Estado
ConstruidoEstado del Edifício o Conjunto

CronologÍa de Actividades

Actividades

Descripción Breve

Análisis Compuesta de Forma, Función y Relación con el Contexto

A sede da Junta de Freguesia de Meimoa localiza-se próxima do centro da localidade, numa zona eminentemente habitacional, implantando-se numa esquina.

O edificio, com planta em L, desenvolve-se em dois pisos; tem cobertura de quatro águas em telha e possui um pequeno muro de pedra aparelhada no seu entorno. Possui embasamento de pedra aparelhada nas fachadas. Os vãos são marcados por pilastras, pintadas de azul. A entrada principal é elevada em relação ao nível do solo, pelo que o acesso se faz através de uma plataforma antecedida por degraus e uma rampa, com gradeamento metálico que se repete na varanda que ocupa parte do piso superior dessa fachada. Esse gradeamento também foi utilizado nos acessos à fachada lateral esquerda (escadaria e rampa), zona onde se acrescentou um telheiro, formando um pátio, que não constava do projeto original. Também se acrescentou um corpo estreito, de um só piso, junto à fachada lateral direita.

Materiales y Tecnologías

Estrutura
Betão ciclópicoMateriales Construción
Construción
Alvenaria de Tijolo FuradoMateriales Construción
Hormigón ArmadoMateriales Construción
TelhaMateriales Construción
Cantería de piedraMateriales Construción

A informação constante desta página foi redigida por Ana Mehnert Pascoal, em maio de 2024, com base em fontes documentais.

Para citar este trabajo:

Arquitectura Aqui (2024) Edifício da Junta de Freguesia de Meimoa, Penamacor. Accedido en 19/09/2024, en https://arquitecturaaqui.eu/es/edificios-y-conjuntos/25545/edificio-da-junta-de-freguesia-de-meimoa-penamacor

Este trabajo ha sido financiado por European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) y por fondos nacionales portugueses por intermedio de FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., en el contexto del proyecto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).