Buscar por

Objeto

Agentes

Actividades

Documentación

Edifício dos Correios, Telégrafos e Telefones (CTT), Figueiró dos Vinhos

Desde 1937, de acordo com Pedro Santos Lopes (2023, p.233) "nas preocupações do Presidente da Câmara estava presente a necessidade de dotar a vila com um novo edifício para os Correios. (...) No entanto, a pretendida construção não avançou imediatamente, por motivo de dificuldade na aquisição do terreno pretendido para o efeito". Este problema foi resolvido em 1943, através de um processo de expropriação e, neste mesmo ano, foi desenvolvido um primeiro estudo para o edifício . No entanto o projeto completo só foi apresentado em finais de 1947, de acordo com informação datada de 23 de Dezembro deste ano. Em 1955, o Diretor dos Serviços de Construção informou ao Comissário do Desemprego que esta obra não havia sido iniciada, ainda que houvesse uma Ordem de Serviço datada de 30 de Maio de 1952. Em 1956, a Direção dos Serviços de Construção propôs a contratação do arquiteto Alberto Braga de Sousa para elaborar o projeto, que foi encaminhado para parecer da Direção dos Serviços de Construção em 14 de Julho de 1956. A necessidade de elaboração de um novo projeto pode ter a ver com a inclusão de novos serviços como "automático", telégrafos e telefones, uma vez que nesta passagem muda também a denominação da obra a edificar, que passa a ser denominada  "novo edifício C.T.T. de Figueiró dos Vinhos". De acordo com o parecer da Comissão de Revisão, datada de 3 de Agosto de 1956, "O rés-do-chão, destinado integralmente ao público e serviços está de acordo com o programa fornecido pelos C.T.T. dando inteira satisfação às exigências pedidas. O primeiro andar compreende além de uma ampla divisão para o automático, a habitação do Chefe da Estação, a cuja área e número de compartimentos o autor deu igual cumprimento." Também a Seção de Expediente Técnico da Direção dos Sevriços de Construção dos C.T.T. analisaram o projeto e fizeram uma série de observações de ordem técnica, que ensejaram novas versões do anteprojeto, pouco modificando em sua essência mas adiando a aprovação do projeto até o meados de 1959. O edifício dos C.T.T de Figueiró dos Vinhos foi inaugurado em 30 de Junho de 1961, de acordo com Pedro Santos Lopes (2023, p.234).

Si tiene alguna memoria o información relacionada con este registro, por favor envíenos su contributo.

Identificación

Fecha de Conclusión
c. 1961 [atr.]
Comunidad

Ubicación

Sitio
Figueiró dos Vinhos
Morada
R. Dr. Manuel Simões Barreiros 14
Distrito Histórico (PT)
LeiriaDistrito Histórico (PT)
Contexto
UrbanoContexto
InteriorContexto

Estado y Utilización

Estado
ConstruidoEstado del Edifício o Conjunto
Devoluto ParcialEstado del Edifício o Conjunto
Usuario

Este edifício foi fotografado por Ricardo Agarez, Catarina Ruivo e Diego Souza durante uma visita de trabalho de campo a Figueiró dos Vinhos, em dezembro de 2022.  A informação constante desta página foi redigida por Diego Inglez de Souza, em maio de 2024, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

Para citar este trabajo:

Arquitectura Aqui (2024) Edifício dos Correios, Telégrafos e Telefones (CTT), Figueiró dos Vinhos. Accedido en 19/09/2024, en https://arquitecturaaqui.eu/es/edificios-y-conjuntos/2589/edificio-dos-correios-telegrafos-e-telefones-ctt-figueiro-dos-vinhos

Este trabajo ha sido financiado por European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) y por fondos nacionales portugueses por intermedio de FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., en el contexto del proyecto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).