Campo de Jogos do Sport Clube Vianense
O Campo de Jogos do Sport Clube Vianense foi sendo construído, por iniciativa do mesmo clube, entre, pelo menos, 1950 e 1978.
O Clube já existia há mais de 50 anos quando, em junho de 1950. Solicitou comparticipação do Ministério das Obras Públicas para a execução de obras de beneficiação no seu Campo de Jogos Dr. José de Matos. No pedido então apresentado, a direção do clube informava que o mesmo apoiava a prática de ciclismo, ténis, tiro, atletismo, natação e basquetebol, para além do “desporto-rei”, o futebol, e que “tem sabido, à custa do bairrismo e sacrifícios dos seus adeptos, manter-se orgulhosamente para glória da cidade de Viana do Castelo”, já que não recebia financiamento da Câmara Municipal. Teve apoio da última neste pedido, que descreveu o clube ao Ministério como “uma instituição de utilidade pública, que com tanto carinho se entrega à Causa Desportiva - circunstância esta que lhe dá jus à simpatia de todos os Vianenses”. A comparticipação foi concedida em agosto de 1951 e, no mesmo mês, foram iniciados os trabalhos.
Entre essa data e janeiro de 1952, o projeto foi sendo alterado, “por se verificar que as instalações previstas eram insuficientes para o futuro”, tendo-se regularizado o terreno, ampliado o bufete, remodelado as instalações sanitárias e arranjado a entrada do Campo de Jogos. Estes trabalhos, então praticamente concluídos, resultaram num aumento do orçamento, e o Clube recebeu uma nova comparticipação para apoiar o seu custo.
Ainda em julho do mesmo ano, o Sport Clube Vianense submeteu um novo pedido de apoio financeiro à apreciação da Presidência do Concelho, com o objetivo de converter o Campo de Jogos num Estádio. Apelando ao “espírito inteligente, compreensivo e justo” de Salazar, a direção do Clube solicitou a comparticipação de obras estimadas em 250.000$00, esperando que, “dentro do espírito de renovação e ressurgimento, e bem assim, de apoio às legítimas aspirações das colectividades desportivas, que tem animado a Revolução Nacional, seja possível [o auxílio material], dum modo decisivo a transformar em realidade este projecto, sonho que acarinhamos, certo do benefício que representa para Viana, para o Desporto e para Portugal”. Em dezembro de 1952, o Clube recebeu uma comparticipação de 165.810$00.
As obras foram sendo realizadas lentamente até outubro de 1968.
Em agosto de 1972, a direção do Clube solicitou nova comparticipação para a ampliação da sua bancada, obra que iniciou em dezembro do mesmo ano, e, em janeiro de 1977, outra para eletrificação do pavimento do Campo de Jogos, construção de uma bancada, construção de cabines privativas da Imprensa, construção de instalações sanitárias, que foi concedida no mês de agosto. Um ano mais tarde, a direção do Sport Clube Vianense iniciou a obra de construção de uma bancada no topo norte do Campo de Jogos.
Desconhecem-se alterações e ampliações feitas posteriormente.
Para mais detalhes, consultar a secção Momentos-chave, abaixo.
Análisis
Momentos-clave (clique abajo para más detalle)
Ubicación
Estado y Utilización
A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo, em janeiro de 2025, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.
Para citar este trabajo:
Arquitectura Aqui (2025) Campo de Jogos do Sport Clube Vianense. Accedido en 18/01/2025, en https://arquitecturaaqui.eu/es/edificios-y-conjuntos/31354/campo-de-jogos-do-sport-clube-vianense