Buscar por

Objeto

Agentes

Actividades

Documentación

Dispensário do Instituto de Assistência Nacional aos Tuberculosos (IANT), Abrantes

Desconhece-se a data de construção do dispensário do Instituto de Assistência Nacional aos Tuberculosos de Abrantes. Já se encontraria construído no início da década de 1960, altura em que foi alvo de obras de ampliação.

 

Para mais detalhes, consultar a secção Momentos-chave, abaixo.

Si tiene alguna memoria o información relacionada con este registro, por favor envíenos su contributo.

Análisis

Fecha de Conclusión
c. 1940 [atr.]
Importancia, Particularidades, Similaridades, Posición Relativa (Geografía y Cronologia)

O Dispensário Antituberculoso de Abrantes foi ampliado no início da década de 1960 com base no projeto de ampliação do Dispensário da Assistência Nacional aos Tuberculosos de Elvas.

Análisis Compuesta de Forma, Función y Relación con el Contexto

O Dispensário Antituberculoso de Abrantes localiza-se no limite nascente do núcleo urbano antigo da cidade, situando-se na continuidade no edificado a norte e marcando o final do centro urbanizado. O edifício encontra-se num centro de um terreno que se mantém de cota, elevando-se face às ruas circundantes, e que é encerrado por muros de pedra, sendo pouco visível do exterior.

Momentos-clave (clique abajo para más detalle)

Actividades

Ubicación

Comunidad
Morada
Rua da Barca, Abrantes
Distrito Histórico (PT)
SantarémDistrito Histórico (PT)
Contexto
UrbanoContexto

Estado y Utilización

Uso Inicial
Estado
ConstruidoEstado del Edifício o Conjunto

A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo, em janeiro de 2025, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

Para citar este trabajo:

Arquitectura Aqui (2025) Dispensário do Instituto de Assistência Nacional aos Tuberculosos (IANT), Abrantes. Accedido en 18/01/2025, en https://arquitecturaaqui.eu/es/edificios-y-conjuntos/32884/dispensario-do-instituto-de-assistencia-nacional-aos-tuberculosos-iant-abrantes

Este trabajo ha sido financiado por European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) y por fondos nacionales portugueses por intermedio de FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., en el contexto del proyecto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).