Edifício da Junta de Freguesia do Bunheiro, Murtosa
O edifício-sede da Junta de Freguesia do Bunheiro foi construído segundo projeto de janeiro de 1981, assinado pelo engenheiro técnico civil António Tavares Lamego. A sua memória descritiva evidenciava as necessidades e importantes objetivos de ordem social que motivavam a realização da obra. Segundo este documento, era numa “decisão coletiva das carências do Bunheiro que se fundamentava a amplitude da obra”, salientando-se que “a ação de uma autarquia não pode contentar-se com o essencial desempenho de funções administrativas”. Pretendia-se, assim, que o novo edifício fosse “um posto de concentração das forças e movimentos culturais recreativos, artísticos e desportivos em que está empenhado o melhor da sua juventude que não encontrou, até agora, o local apropriado à manifestação das suas aptidões, ao convívio como meio de comunicação e de iniciativas no campo da criação artística, da promoção social, de todos os empreendimentos donde resultem a formação integral do homem”.
Desconhece-se a data de conclusão e entrada em funcionamento do edifício. A documentação atesta que, entre janeiro e março de 1981, decorreram vários procedimentos administrativos da Câmara Municipal da Murtosa para aprovação do projeto e que, em julho do mesmo ano, este já se encontrava em construção.
Notas
A freguesia do Bunheiro é marcada por uma urbanização dispersa, onde o edificado se estende ao longo das estradas sem definir um centro urbano claro. Sendo, assim, difícil de caracterizar a localização do edifício-sede da sua Junta como central, esta aparece, de facto, no centro geométrico da freguesia, junto a uma das principais vias de atravessamento norte-sul do concelho da Murtosa, a Avenida de S. Mateus.
O edifício da Junta de Freguesia do Bunheiro é definido por dois volumes que se intersetam na marcação dos espaços de entrada: um bloco principal, paralelipipédico, com dois andares; um bloco secundário, térreo, que avança sobre a rua. O seu aspeto exterior destaca-se pelo ritmo dos alçados laterais, marcado por uma sucessão de janelas em T no primeiro andar, sobre vãos marcadamente horizontais no rés-do-chão. O volume de entrada relaciona-se com o exterior através de amplos vãos de vidro escurecido e dois alpendres, cada um voltado para uma das ruas de acesso. Sobre este volume, no alçado principal, projeta-se uma varanda, ao lado da qual se encontra um mural de azulejos com o brasão da freguesia e a inscrição “Junta de Freguesia do Bunheiro”.
No interior, o projeto original contemplava a utilização do rés-do-chão como uma zona dirigida ao público, aí localizando o átrio de entrada, um bar, o salão de festas e dependências anexas. O primeiro piso destinava-se às atividades administrativas da Junta de Freguesia mas compreendia também espaços para o grupo musical e o rancho folclórico da freguesia.
O edifício foi construído em estrutura de pilares e vigas em betão armado, com paredes em tijolo, teto em laje aligeirada com vigotas pré-esforçadas e telhado em fibrocimento (que terá, entretanto, sido substituído). O projeto original definia ainda que as portas e janelas seriam em alumínio branco, encontrando-se, em 2024, caixilharias de cor preta no edifício.
Momentos-clave (clique abajo para más detalle)
Ubicación
Estado y Utilización
A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo, em janeiro de 2024, com base em fontes documentais.
Para citar este trabajo:
Arquitectura Aqui (2024) Edifício da Junta de Freguesia do Bunheiro, Murtosa. Accedido en 14/11/2024, en https://arquitecturaaqui.eu/es/edificios-y-conjuntos/43759/edificio-da-junta-de-freguesia-do-bunheiro-murtosa