Sede da União Cultural e Recreativa de Boim, Lousada
Em setembro de 1979, encontrava-se em curso a construção de um parque desportivo de 612m2 na freguesia de Boim, de iniciativa da União Cultural e Recreativa de Boim. Entre esta data e o início de 1983, a União Cultural e Recreativa solicitou, várias vezes, o apoio financeiro da Câmara Municipal de Lousada para aquisição de terrenos, conclusão das obras de construção de balneários, ampliação da sua sede e iluminação do polidesportivo. Em março de 1982, solicitou um subsídio de 300.000$00 ao Governo Civil do Porto para a conclusão das obras na sua sede, informando dispor de um recinto para a prática de futebol amador, onde já semanalmente algumas dezenas de atletas praticam esse desporto”, e encontrar-se a construir um recinto para a prática de outros desportos e criar um grupo de teatro e dispõe-se de uma fanfarra, para os quais não tinha instalações adequadas. O pedido referia ainda que a construção de um novo edifício já havia sido iniciada, mas que esta se encontrava suspensa por falta de disponibilidade financeira, embora a Câmara Municipal de Lousada tivesse já prometido algum apoio. De facto, os relatórios de contas da instituição de 1983 e 1984 referem ter recebido subsídios do Fundo de Fomento do Desporto e do Governo Civil, assim como, especificamente para a realização de obras, subsídios da Câmara Municipal de Lousada, da Direção-Geral dos Desportos e da Junta de Freguesia de Boim. Desconhece-se a data de conclusão da obra.
Para mais detalhes, consultar a secção Momentos-chave, abaixo.
Análisis
Momentos-clave (clique abajo para más detalle)
Ubicación
Estado y Utilización
A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo, em novembro de 2024, com base em fontes documentais.
Para citar este trabajo:
Arquitectura Aqui (2024) Sede da União Cultural e Recreativa de Boim, Lousada. Accedido en 18/01/2025, en https://arquitecturaaqui.eu/es/edificios-y-conjuntos/48095/sede-da-uniao-cultural-e-recreativa-de-boim-lousada