Buscar por

Objeto

Agentes

Actividades

Documentación

Cantina Escolar de São Martinho da Cortiça, Arganil

Em 1955.12.22, o  benemérito José Martins Dias da Cunha, residente em Lisboa, escreveu ao Presidente da Câmara Municipal de Arganil a "submeter à aprovação da Exmª. Câmara" "a planta dum edifício que desejo construir em S. Martinho da Cortiça, destinado a cantina escolas, junto à escola do sexo feminino". Acrescentou ainda que "já mandei demolir o velho edifício - a antiga residência paroquial - que se encontrava no local onde desejo mandar fazer a nova construção".  A CMA deliberou conceder a autorização pedida em 1955.12.03 e ainda "exarar na ata um voto de louvor ao Dr. J.M.D. Cunha pelo seu gesto de benemerecência em favor das crianças, das escolas e do progresso de S. Martinho da Cortiça". 

A obra foi "construída a expensas do Sr. José Martins Dias da Cunha", como lê-se na capa do processo. De acordo com a placa comemorativa instalada na fachada do edifício, a obra ficou pronta em 1959 e o edifício foi oferecido pela senhora Maria Isaura Dias da Cunha, esposa do Sr. José Martins Dias da Cunha.

Si tiene alguna memoria o información relacionada con este registro, por favor envíenos su contributo.

Identificación

Fecha de Conclusión
1959
Comunidad

Estado y Utilización

Uso Inicial

CronologÍa de Actividades

Actividades

Descripción Breve

Análisis Compuesta de Forma, Función y Relación con el Contexto

O edifício foi construído  em uma área contígua ao adro da Igreja Matriz de São Martinho da Cortiça, no final da via onde situam-se a escola primária e o cemitério da freguesia e que a conecta com a Estrada da Beira (N17).

Na Memória Descritiva do projeto, lemos que

"O edifício a construir compõe-se fundamentalmente de um refeitório que, com a copa, cozinha e sanitários, constitui a "Cantina escolar" e de uma sala paroquial. A sala paroquial e o refeitório, se bem que funcionalmente separados, foram dispostos de modo a que, sempre que for necessário, se possam ligar, resultando daí um único e grande salão utilizável como salão de festas."

A informação constante desta página foi redigida por Diego Inglez de Souza, em janeiro de 2024, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

Para citar este trabajo:

Arquitectura Aqui (2024) Cantina Escolar de São Martinho da Cortiça, Arganil. Accedido en 18/09/2024, en https://arquitecturaaqui.eu/es/edificios-y-conjuntos/4978/cantina-escolar-de-sao-martinho-da-cortica-arganil

Este trabajo ha sido financiado por European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) y por fondos nacionales portugueses por intermedio de FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., en el contexto del proyecto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).