Salão Povo Unido, Foros da Pouca Farinha, SinesSalão do Povo, Fonte de Mouro
Estando Foros da Pouca Farinha afastado da sede de concelho, "o que logicamente origina uma falta de contacto com as atividades culturais", pretendeu a sua Comissão de Moradores, a Junta de Freguesia e a Câmara de Sines, criar um equipamento que servisse para albergar e estimular estas iniciativas localmente. Da parte da Junta de Freguesia e da Câmara, os moradores puderam contar com a oferta do "projeto, (...) pequenos subsídios financeiros, cedência de máquinas e algum pessoal especializado"; por sua vez, a comissão e a população local contribuíram diretamente na execução da obra com dias de trabalho. A obra foi concluída em 1982 e inaugurada a 30 de outubro desse mesmo ano.
Análisis
Este equipamento foi construído segundo um projeto-tipo que foi repetido em Paiol e em Casoto.
Consistindo num edifício formalmente simples, de planta retângular e cobertura duas águas, o projeto-tipo conta com um grande salão antecedido por um alpendre e flanqueado nos extremos por um palco e sala de reuniões de um lado; e sanitários e consultório médico do outro. Este equipamento viria a servir, segundo relatório de 1982, uma população de mais de 250 habitantes.
Momentos-clave (clique abajo para más detalle)
Ubicación
Estado y Utilización
A informação constante desta página foi redigida por Leandro Arez, em novembro de 2024, com base em fontes documentais.
Para citar este trabajo:
Arquitectura Aqui (2024) Salão Povo Unido, Foros da Pouca Farinha, Sines. Accedido en 18/01/2025, en https://arquitecturaaqui.eu/es/edificios-y-conjuntos/51168/salao-povo-unido-foros-da-pouca-farinha-sines