Salão do Povo, Paiol, Sines
Estando Paiol afastado da sede de concelho, "o que logicamente origina uma falta de contacto com as atividades culturais", pretendeu a sua Comissão de Moradores, a Junta de Freguesia e a Câmara de Sines, criar um equipamento que servisse para albergar e estimular estas iniciativas localmente. Da parte da Junta de Freguesia e da Câmara, os moradores puderam contar com a oferta do "projeto, (...) pequenos subsídios financeiros, cedência de máquinas e algum pessoal especializado"; por sua vez, a comissão e a população local contribuíram diretamente na execução da obra com dias de trabalho. A obra foi concluída em 1985 e inaugurada a 21 de setembro desse mesmo ano.
Análisis
Este equipamento foi construído segundo um projeto-tipo que foi repetido em Foros da Pouca Farinha e em Casoto.
Consistindo num edifício formalmente simples, de planta retângular e cobertura duas águas, o projeto-tipo conta com um grande salão antecedido por um alpendre e flanqueado nos extremos por um palco e sala de reuniões de um lado; e sanitários e consultório médico do outro. No caso específico do Paiol, que já contava com posto médico, não foi necessário o uso deste equipamento para essa função, ainda que prevista no projeto tipo. Este equipamento viria a servir, segundo relatório de 1982, uma população de cerca de 250 habitantes.
Em visita ao local em 2024, foi possível observar que a noroeste do edifício foi criado um campo de futebol em terra batida com dois abrigos para as equipas; bem como uma extensão do edifício para nascente, ainda que formalmente distinta do edifício original. Não foi possível apurar a sua utilização.
Momentos-clave (clique abajo para más detalle)
Ubicación
Estado y Utilización
A informação constante desta página foi redigida por Leandro Arez, em novembro de 2024, com base em fontes documentais.
Para citar este trabajo:
Arquitectura Aqui (2024) Salão do Povo, Paiol, Sines. Accedido en 18/01/2025, en https://arquitecturaaqui.eu/es/edificios-y-conjuntos/51170/salao-do-povo-paiol-sines