Equipamiento de
Uso Colectivo en
Portugal y España 1939-1985

Buscar por

Objeto

Agentes

Actividades

Documentación

Centro Paroquial de Bem Estar Social de Salvaterra de Magos

A construção de um edifício próprio para o Centro Paroquial de Bem-Estar Social de Salvaterra de Magos, que funcionava num acanhado edifício antigo adaptado e sem condições para os seus fins pedagógicos, partiu da iniciativa do padre José Diogo. O Centro de Assistência Social de Salvaterra de Magos – criado em 1947 e antecessor do Centro Paroquial de Bem-Estar Social (originado por união com o Património dos Pobres em 1973) – estava empenhado no auxílio a famílias com reduzidos recursos económicos, prestando serviços de lactário-creche, jardim de infância e pré-escolar, e ainda assistência a adolescentes, casas de trabalho e refeições a inválidos. A viabilidade e a adequação da ideia de construção do edifício foram analisadas e acompanhadas por serviços da Direção-Geral da Assistência Social e do Instituto da família e Ação Social. A necessidade foi comprovada em 1975, justificando-se a construção pelas várias atividades que se pretendiam abranger e pela extensa área carenciada que o empreendimento pretendia cobrir.

Em 1979, o padre José Diogo solicitou, sem sucesso, apoio financeiro à Câmara Municipal, informando possuir um terreno, que fora doado à Fábrica da Igreja, para a implantação do centro, bem como um anteprojeto elaborado pelo arquiteto Jorge Segurado, sob orientação dos Serviços Técnicos da Direção-Geral de Assistência, que veio a ser considerado como pouco funcional e carecendo de revisão. As atas das sessões da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos dão conta da indagação sobre a viabilidade de construir o centro no terreno a nascente do Pinhal da Vila, consentida pela Direção de Urbanização de Santarém. Nessa altura, o centro contava com comparticipação do Ministério das Obras Públicas e subsídio da Direção-Geral da Assistência Social.

O centro demonstrou pretensões de instalar as crianças no novo edifício em 1981, embora ainda faltassem as infraestruturas. De facto, nesse ano, recebeu uma comparticipação de 20.000.000$00 do Ministério dos Assuntos Sociais, numa altura em que o Gabinete de Apoio Técnico apreciava as propostas para execução da empreitada. A câmara municipal apenas teve possibilidade financeira para inscrever uma comparticipação no seu orçamento para 1983. Em 1982, mencionava-se que a sede iria ser construída num terreno do qual seria vendido uma parcela como forma de financiamento adicional à comparticipação estatal. Os pedidos de auxílio financeiro à Fundação Calouste Gulbenkian, endereçados desde 1973, não foram atendidos, visto que a fundação apenas se comprometera a comparticipar uma obra modesta, oposta ao que o projeto previa.

Em 2025, o edifício continua a ser utilizado pelo Centro Paroquial de Bem Estar Social, uma IPSS que integra creche, jardim de infância e ATL.

 

Para mais detalhes, consultar a secção Momentos-chave abaixo.

Si tiene alguna memoria o información relacionada con este registro, por favor envíenos su contributo.

Análisis

Fecha de Conclusión
c. 1983
Importancia, Particularidades, Similaridades, Posición Relativa (Geografía y Cronologia)

O edifício foi, desde início, considerado de extrema importância, quer para a freguesia, quer para o concelho, considerando o significado e a envergadura da obra social levada a cabo pelo Centro Paroquial de Bem Estar Social de Salvaterra de Magos. Foi uma das concretizações levadas a cabo pelo empenho do padre José Rodrigues Diogo.

Momentos-clave (clique abajo para más detalle)

Actividades

Ubicación

Comunidad
Morada
R. General Ramalho Eanes - Urbanização Pinhal da Vila
Distrito Histórico (PT)
SantarémDistrito Histórico (PT)
Contexto
UrbanoContexto

Estado y Utilización

Estado
ConstruidoEstado del Edifício o Conjunto
Otros Usos
Educación ˃ Jardín de InfanciaTipología Funcional

Documentación

Registros y Lecturas

A informação constante desta página foi redigida por Ana Mehnert Pascoal, em fevereiro de 2025, com base em diferentes fontes documentais.

 

Se tem alguma memória ou informação relacionados com esta obra, por favor envie-nos o seu contributo.

Para citar este trabajo:

Arquitectura Aqui (2025) Centro Paroquial de Bem Estar Social de Salvaterra de Magos. Accedido en 22/02/2025, en https://arquitecturaaqui.eu/es/edificios-y-conjuntos/55116/centro-paroquial-de-bem-estar-social-de-salvaterra-de-magos

Este trabajo ha sido financiado por European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) y por fondos nacionales portugueses por intermedio de FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., en el contexto del proyecto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).