Edifício do Centro Recreativo e Cultural da Ramalheira, Pombalinho, Soure
Em 1983, a Divisão de Apoio Técnico da Direção-Geral dos Espetáculos, um organismo da Secretaria de Estado da Cultura, considerou o projeto para um edifício para o Centro Recreativo e Cultural da Ramalheira, no concelho de Soure, merecia aprovação. Tratava-se de um estudo do engenheiro técnico Ilídio de Sousa Silvestre Seco, baseado num estudo anterior elaborado no Gabinete de Apoio Técnico às Autarquias Locais (GAT) da Figueira da Foz. Previa-se um edifício com valências culturais e de assistência médica. A documentação consultada não permitiu apurar mais dados sobre a construção ou utilização do edifício, que terá sido ampliado a partir de 1995.
Análisis
O edifício foi implantado num dos extremos da localidade, próximo de um cruzamento e junto de um campo desportivo. Trata-se de um edifício de dois pisos, com planta quadrada e cobertura de telhado de duas águas.
O primeiro estudo, datado de 1979, previu que na cave se instalassem um gabinete médico, um bar e instalações sanitárias, e no primeiro piso um salão de convívio com palco e vestiários, gabinete da direção e biblioteca. Em 1995, planeando-se uma ampliação, documentou-se que a parte direita do edifício funcionava como centro de saúde, e as restantes áreas estavam alocadas ao centro de convívio, que se pretendia aumentar.
Momentos-clave (clique abajo para más detalle)
Ubicación
Estado y Utilización
A informação constante desta página foi redigida por Ana Mehnert Pascoal, em março de 2025, com base em fontes documentais.
Se tem alguma memória ou informação relacionados com esta obra, por favor envie-nos o seu contributo.
Para citar este trabajo:
Ana Mehnert Pascoal para Arquitectura Aqui (2025) Edifício do Centro Recreativo e Cultural da Ramalheira, Pombalinho, Soure. Accedido en 05/09/2025, en https://arquitecturaaqui.eu/es/edificios-y-conjuntos/60859/edificio-do-centro-recreativo-e-cultural-da-ramalheira-pombalinho-soure