Equipamiento de
Uso Colectivo en
Portugal y España 1939-1985

Buscar por

Objeto

Agentes

Actividades

Documentación

Casa Escola e Oficina dos Bombeiros Voluntários de Barcelinhos, Barcelos

As características do terreno onde foi construído um novo quartel para os Bombeiros Voluntários de Barcelinhos, entre 1971 e 1983, não permitiram a instalação de uma Casa Escola no conjunto então projetado. Em janeiro de 1985, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Barcelinhos submeteu à apreciação da Direção-Geral dos Equipamentos Regionais e Urbanos um projeto para a construção da Casa e Escola, assim como de uma dependência destinada à recolha de uma ambulância e viatura de intervenção de emergência e de uma pequena habitação para o motorista permanente. O projeto mereceu parecer favorável pela Direção de Equipamento do Distrito de Braga ainda no mesmo mês e, em abril, o Serviço Nacional de Bombeiros manifestou considerar a obra de primeira prioridade. Os trabalhos foram adjudicados e iniciados no final de 1985 e a obra foi concluída no final de 1986.

 

Para mais detalhes, consultar a secção Momentos-chave, abaixo.

Si tiene alguna memoria o información relacionada con este registro, por favor envíenos su contributo.

Análisis

Fecha de Conclusión
c. 1989
Análisis Compuesta de Forma, Función y Relación con el Contexto

O edifício da Casa Escola dos Bombeiros Voluntários de Barcelos situa-se, de forma pouco habitual, num terreno afastado do edifício do Quartel. Localiza-se junto à Estrada Nacional 205, entre as duas pontes que unem a cidade de Barcelos à freguesia de Barcelinhos, numa zona de urbanização dispersa. O programa da Casa Escola incorpora também oficina, garagem e habitação do motorista, num edifício com quatro pisos e aparência residencial. As diferentes funções têm acessos distintos. A garagem de ambulâncias abre para a principal via de acesso ao edifício, enquanto que a oficina e o acesso à Casa de Escola se organizam-se a uma cota inferior, na qual se define um espaço exterior protegido do transito viário. A entrada na habitação do motorista efetua-se no terceiro piso, através de um percurso secundário que circunda o edifício. A habitação desenvolve-se em dois pisos: no primeiro, situam-se a sala, cozinha, despensa e um sanitário; no segundo organizam-se três quartos e uma instalação sanitária.

Momentos-clave (clique abajo para más detalle)

Actividades

Ubicación

Comunidad
Ubicación
Morada
Rua de Santa Eugénia
Distrito Histórico (PT)
BragaDistrito Histórico (PT)
Contexto
InteriorContexto
UrbanoContexto

Estado y Utilización

Estado
ConstruidoEstado del Edifício o Conjunto

A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo, em maio de 2025, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

Para citar este trabajo:

Catarina Ruivo para Arquitectura Aqui (2025) Casa Escola e Oficina dos Bombeiros Voluntários de Barcelinhos, Barcelos. Accedido en 05/09/2025, en https://arquitecturaaqui.eu/es/edificios-y-conjuntos/60874/casa-escola-e-oficina-dos-bombeiros-voluntarios-de-barcelinhos-barcelos

Este trabajo ha sido financiado por European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) y por fondos nacionales portugueses por intermedio de FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., en el contexto del proyecto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).