Equipamiento de
Uso Colectivo en
Portugal y España 1939-1985

Buscar por

Objeto

Agentes

Actividades

Documentación

Casa do Povo de Britiande, Lamego

O edifício da Casa do Povo de Britiande foi construído na segunda metade da década de 1940, cerca de uma década depois da sua constituição em 1936.

Em 1954, sentia-se já a necessidade de ampliar as instalações. A atividade recreativa da instituição era descrita como intensa, existindo, na Casa do Povo, um grupo cénico, um grupo folclórico e um grupo de futebol. Até 1953, a Casa do Povo tinha administrado o funcionamento de uma Cantina Escolar, que fornecia alimentação às crianças das escolas primárias e “aos indigentes da área”, tendo esta sido encerrada por falta de recursos.

Em 1958, um novo relatório de inspeção à Casa do Povo referia que o posto médico se encontrava mal apetrechado, a sala de leitura não se encontrava em funcionamento e que o palco do salão teria sido utilizada apenas duas vezes em três anos, para espetáculos de iniciativa alheia à instituição. Notava-se: “Não há leitura, não há jogos e o aparelho oferecido pela FNAT não tem funcionado em boas condições. Nem aos domingos a sede abre para os sócios”.

A tendência de decréscimo de atividade continuou ao longo dos cinco anos seguintes. Um relatório de 1962 informava que a ação da Casa do Povo se reduzia a previdência e assistência, não cumprindo o seu papel de centro de convívio local. Realçavam-se as boas instalações da sede, de aspeto exterior excelente, mas já deteriorada. O telhado, pouco inclinado, não permitia o escoamento das águas e da neve, causando infiltrações no interior. Consideravam-se necessárias obras de conservação do edifício e ampliação do posto médico.

  

Para mais detalhes, consultar a secção Momentos-chave, abaixo.

Si tiene alguna memoria o información relacionada con este registro, por favor envíenos su contributo.

Análisis

Fecha de Conclusión
c. 1950
Importancia, Particularidades, Similaridades, Posición Relativa (Geografía y Cronologia)

O edifício-sede da Casa do Povo de Britiande segue o mesmo projeto-tipo das Casas do Povo de Póvoa e Meadas (Castelo de Vide), de Estoi (Faro), de Barril de Alva (Arganil) e Anha (Viana do Castelo).

Momentos-clave (clique abajo para más detalle)

Actividades

Ubicación

Comunidad
Ubicación
Morada
Rua do Ribeiro, Britiande
Distrito Histórico (PT)
ViseuDistrito Histórico (PT)

Estado y Utilización

Estado
ConstruidoEstado del Edifício o Conjunto

A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo, em julho de 2025, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

Para citar este trabajo:

Catarina Ruivo para Arquitectura Aqui (2025) Casa do Povo de Britiande, Lamego. Accedido en 26/09/2025, en https://arquitecturaaqui.eu/es/edificios-y-conjuntos/61012/casa-do-povo-de-britiande-lamego

Este trabajo ha sido financiado por European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) y por fondos nacionales portugueses por intermedio de FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., en el contexto del proyecto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).