Equipamiento de
Uso Colectivo en
Portugal y España 1939-1985

Buscar por

Objeto

Agentes

Actividades

Documentación

Bairro do Calvário, PenicheBairro de Casas para Famílias Pobres, Peniche

O bairro, destinado a classes pobres de Peniche, foi construído por iniciativa da Câmara Municipal, com conclusão da primeira fase em 1951.

A primeira referência identificada na documentação consultada data de 1946 e prende-se com um parecer exarado pelo arquiteto Paulino Montês, responsável pelo plano de urbanização de Peniche, sobre a escolha dos terrenos para implantação do bairro. Dois anos depois, a câmara municipal contraiu um empréstimo com a Caixa Geral de Depósitos, Crédito e Previdência para execução das obras.

O projeto foi elaborado com assistência técnica da Direção dos Serviços de Urbanização do Centro, tendo sido assinado pelo arquiteto Álvaro da Fonseca. De carácter puramente habitacional e destinado essencialmente a famílias numerosas, previa também a inclusão de um lavadouro e de um curadouro comunitários (não consruídos). Englobava dois tipos distintos de moradia geminada, consoante o número de quartos. A primeira fase de construção, envolvendo 40 habitações e decorrida entre 1949 e 1951, foi adjudicada aos empreiteiros Francisco Vieira Romão e Albano Tomé Feteira. Registou-se demora nos trabalhos de urbanização em consequência das condições meteorológicas adversas no inverno. Contou com comparticipação financeira estatal através do Fundo de Desemprego. Houve mais duas fases de ampliação do bairro: uma concluída em 1953 com construção de 20 fogos, e uma terminada em 1962 com a integração de 60 fogos.

Em 1974, a câmara municipal registou que a situação económica de alguns habitantes se havia alterado, propondo um aumento do valor das rendas nesses casos.

Em 2008, a câmara municipal apresentou uma candidatura ao Programa PROHABITA para “fazer face a situações de grave carência habitacional e agregados carenciados”, que foi aprovada e abrangeu a reabilitação e construção de fogos no Bairro do Calvário.

   

Para mais detalhes, consultar a secção Momentos-chave abaixo.

Si tiene alguna memoria o información relacionada con este registro, por favor envíenos su contributo.

Análisis

Fecha de Conclusión
1951
Asunto
HabitaçãoTérminos

Momentos-clave (clique abajo para más detalle)

Actividades

Ubicación

Comunidad
Morada
R. do Bairro do Calvário
Distrito Histórico (PT)
LeiriaDistrito Histórico (PT)
Contexto
CosteiroContexto
UrbanoContexto

Estado y Utilización

Estado
ConstruidoEstado del Edifício o Conjunto
Propietario

Materiales y Tecnologías

Construción
AlvenariaMateriales Construción
RevocoMateriales Construción

A informação constante desta página foi redigida por Ana Mehnert Pascoal, em julho de 2025, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

 

Se tem alguma memória ou informação relacionados com esta obra, por favor envie-nos o seu contributo.  

Para citar este trabajo:

Ana Mehnert Pascoal para Arquitectura Aqui (2025) Bairro do Calvário, Peniche. Accedido en 05/09/2025, en https://arquitecturaaqui.eu/es/edificios-y-conjuntos/61071/bairro-do-calvario-peniche

Este trabajo ha sido financiado por European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) y por fondos nacionales portugueses por intermedio de FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., en el contexto del proyecto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).