Conjunto Habitacional do Fundo de Fomento da Habitação (FFH) na Avenida João Duarte, Barcelos
O conjunto habitacional situado na Avenida João Duarte, em terreno adjacente à Escola Gonçalo Nunes, foi construído no âmbito de um plano de 500 fogos a realizar em cinco centros urbanos do distrito de Braga, autorizado por despacho do Secretário de Estado do Trabalho e Previdência em maio de 1971. Foi inicialmente pensado para ser de promoção pela Federação de Caixas de Previdência - Habitações Económicas, tendo para a sua construção sido celebrado acordo entre essa entidade e a Câmara Municipal de Barcelos em outubro de 1972. Dois meses mais tarde, o arquiteto Jorge Vasco Croft de Moura apresentou um primeiro estudo para o conjunto, tendo em conta os “condicionamentos do terreno, seus limites, Escola e edifícios vizinhos, distancias a preservar, programa tipológico de fogos T2 e T3 a distribuir com independência pela FCP-HE 48 fogos e pela Câmara Municipal de Barcelos 32 fogos”. O projeto definitivo só foi aprovado em janeiro de 1975, tendo os trabalhos sido adjudicados em julho do mesmo ano e recebidos provisoriamente em maio de 1977.
Para mais detalhes, consultar a secção Momentos-chave, abaixo.
Análisis
Momentos-clave (clique abajo para más detalle)
Ubicación
Estado y Utilización
A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo, em janeiro de 2024, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.
Para citar este trabajo:
Catarina Ruivo para Arquitectura Aqui (2025) Conjunto Habitacional do Fundo de Fomento da Habitação (FFH) na Avenida João Duarte, Barcelos. Accedido en 05/09/2025, en https://arquitecturaaqui.eu/es/edificios-y-conjuntos/61160/conjunto-habitacional-do-fundo-de-fomento-da-habitacao-ffh-na-avenida-joao-duarte-barcelos