Posto da Polícia de Segurança Pública (PSP), BarcelosEdifício dos Correios, Telégrafos e Telefones (CTT), Barcelos
De acordo com a informação disponível no Sistema de Informação para o Património Arquitetónico (SIPA), o edifício dos Correios, Telégrafos e Telefones (CTT) de Barcelos foi originalmente construído entre 1938 e 1951, segundo projeto de Adelino Nunes.
Em 1957, a Administração Geral dos CTT sentia já a necessidade de ampliar o edifício existente, com vista à criação de novos espaços para a instalação de equipamentos telefónicos. O anteprojeto produzido para o efeito mereceu apreciações favoráveis da Administração e da Comissão de Revisão da Direção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, tendo sido homologado pelo Ministro das Obras Públicas, Eduardo Arantes e Oliveira, em março de 1962. O projeto definitivo doi aprovado no ano seguinte e, em fevereiro de 1964, a empreitada foi adjudicada a Basílio Fernandes Mina, por 868.520$00. Em 1966, voltava a ser celebrado contrato para adjudicação da empreitada, desta vez a Carlos Ribas & C.ª L.da, por 1 293.747$00. A ampliação do edifício foi concluída em 1968.
Em 1980, foi instalada no edifício original a sede da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Barcelos, não se encontrando já em funcionamento os serviços dos CTT.
Em 2025, funcionava na zona de ampliação do edifício um ginásio comercial.
Para mais detalhes, consultar a secção Momentos-chave, abaixo.
Análisis
Momentos-clave (clique abajo para más detalle)
Ubicación
Estado y Utilización
Fórum
Documentación
A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo, em agosto de 2025, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.
Para citar este trabajo:
Catarina Ruivo para Arquitectura Aqui (2025) Posto da Polícia de Segurança Pública (PSP), Barcelos. Accedido en 05/09/2025, en https://arquitecturaaqui.eu/es/edificios-y-conjuntos/62738/posto-da-policia-de-seguranca-publica-psp-barcelos