Equipamiento de
Uso Colectivo en
Portugal y España 1939-1985

Buscar por

Objeto

Agentes

Actividades

Documentación

Centro de Reformados e Idosos da Baixa da Banheira, Moita

O Centro de Convívio dos reformados e Idosos da Baixa da Banheira, instituição de utilidade pública, foi fundado em 1975, tendo as suas instalações sido inauguradas três anos depois, conforme atestam as placas colocadas na fachada principal, junto à entrada. A documentação consultada refere a proposta para concessão de verbas para a construção através do Plano de Investimentos da Administração Pública (PIAP) de 1978 e 1979, embora não tenha sido possível comprovar a sua efetivação. Na década de 1990 foi construído um pavilhão nas traseiras, conforme informação relativa à instituição na página do movimento associativo na Baixa da Banheira.

Si tiene alguna memoria o información relacionada con este registro, por favor envíenos su contributo.

Análisis

Fecha de Conclusión
1984

Momentos-clave (clique abajo para más detalle)

Actividades

Ubicación

Comunidad
Morada

R. da Amizade 73, Baixa da Banheira

Distrito Histórico (PT)
SetúbalDistrito Histórico (PT)
Contexto
UrbanoContexto

Estado y Utilización

Uso Inicial
Estado
ConstruidoEstado del Edifício o Conjunto

A informação constante desta página foi redigida por Ana Mehnert Pascoal, em novembro de 2025, com base em fontes documentais.

 

Se tem alguma memória ou informação relacionados com esta obra, por favor envie-nos o seu contributo.    

Para citar este trabajo:

Ana Mehnert Pascoal para Arquitectura Aqui (2025) Centro de Reformados e Idosos da Baixa da Banheira, Moita. Accedido en 26/11/2025, en https://arquitecturaaqui.eu/es/edificios-y-conjuntos/66234/centro-de-reformados-e-idosos-da-baixa-da-banheira-moita

Este trabajo ha sido financiado por European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) y por fondos nacionales portugueses por intermedio de FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., en el contexto del proyecto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).