Buscar por

Objeto

Agentes

Actividades

Documentación

Piscina Municipal da Covilhã

A piscina municipal da Covilhã inscreve-se em um conjunto de instalações desportivas construídas nos anos 1960 que procuravam responder às políticas de valorização do corpo e da disciplina em sintonia com os planos de urbanização desenvolvidos nas duas décadas anteriores para as capitais de distrito e cidades do interior. A sua construção decorreu sob a coordenação do Ministério das Obras Públicas e foi financiada por comparticipações concedidas à Câmara Municipal da Covilhã através do Comissariado do Desemprego, principalmente através da fórmula dos Melhoramentos Urbanos (Processo 7/MU/63).

Si tiene alguna memoria o información relacionada con este registro, por favor envíenos su contributo.

Identificación

Comunidad

Ubicación

Sitio
Penedos Altos
Morada
Rua do Pinho Manso 59
Distrito Histórico (PT)
Castelo BrancoDistrito Histórico (PT)
Contexto
InteriorContexto
UrbanoContexto

Estado y Utilización

Estado
ConstruidoEstado del Edifício o Conjunto
Uso Inicial
Cultura y Deporte ˃ Deporte ˃ PiscinaTipología Funcional
Propietario
Usuario

CronologÍa de Actividades

Actividades

Descripción Breve

Importancia, Particularidades, Similaridades, Posición Relativa (Geografía y Cronologia)

Com a construção da ponte de pedestres projetada pelo arquiteto João Luís Carrilho da Graça sobre a Ribeira da Carpinteira, inaugurada em 2009, a piscina passou a ser um elemento de articulação do percurso em nível que liga o bairro ao centro da cidade.

Análisis Compuesta de Forma, Función y Relación con el Contexto

A Piscina Municipal da Covilhã foi construída entre 1963 e 1967, projetada por António Gomez Egea, arquiteto da Repartição de Melhoramentos Urbanos da Direção Geral dos Serviços de Urbanização (DGSU). Situada na encosta contígua ao Bairro Económico dos Penedos Altos, um dos principais aglomerados habitacionais da cidade construído em sucessivas fases durante o Estado Novo, a piscina municipal da Covilhã era inicialmente descoberta, o que restringia seu funcionamento ao verão. Em 1998, foi dotada de aquecimento e cobertura em estrutura metálica. 

A informação constante desta página foi redigida por Diego Inglez de Souza, em Setembro de 2023, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

Para citar este trabajo:

Arquitectura Aqui (2024) Piscina Municipal da Covilhã. Accedido en 19/09/2024, en https://arquitecturaaqui.eu/es/edificios-y-conjuntos/800/piscina-municipal-da-covilha

Este trabajo ha sido financiado por European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) y por fondos nacionales portugueses por intermedio de FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., en el contexto del proyecto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).