Buscar por

Objeto

Agentes

Actividades

Documentación

Edifício-Sede do Sport Lisboa e Évora

O Edifício-Sede do Sport Lisboa e Évora (SLE) foi promovido por uma comissão de associados do clube, sob a liderança do engenheiro Joaquim António Moreira Carneiro, e iniciou-se com a compra à Câmara Municipal de Évora (CME) de dois lotes de terreno (talhões 381 e 382) junto do Bairro Garcia de Resende (ampliação da Zona de Urbanização n.º 1), pelo valor de c. 25 contos.

A obra teve início em 8 de dezembro de 1967, beneficiando de fundos provienientes do clube (angariações, quotas suplementares), ofertas de mão de obra e materiais, bem como de donativos da CME e da Comissão Municipal de Turismo de Évora. Através do Ministério da Educação Nacional e da Direção-Geral dos Desportos foram concedidas comparticipações no valor total de 100 contos.

O edifício foi inaugurado a 8 de dezembro de 1972.

Si tiene alguna memoria o información relacionada con este registro, por favor envíenos su contributo.

Momentos-clave (clique abajo para más detalle)

Fecha de Conclusión
1972.12.08
Actividades

Ubicación

Comunidad
Morada
Av. Pedro Álvares Cabral 41, 7005-175 Évora
Distrito Histórico (PT)
ÉvoraDistrito Histórico (PT)
Contexto
UrbanoContexto

Estado y Utilización

Uso Inicial
Saber y Fruición ˃ Deporte ˃ GimnasioTipología Funcional
Estado
ConstruidoEstado del Edifício o Conjunto
Propietario
Usuario

A informação constante desta página foi coligida por João Cardim, em junho de 2024, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas. 

Para citar este trabajo:

Arquitectura Aqui (2024) Edifício-Sede do Sport Lisboa e Évora. Accedido en 22/11/2024, en https://arquitecturaaqui.eu/es/edificios-y-conjuntos/OBR-624/edificio-sede-do-sport-lisboa-e-evora

Este trabajo ha sido financiado por European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) y por fondos nacionales portugueses por intermedio de FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., en el contexto del proyecto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).