Fronteira
Fronteira é uma vila portuguesa do distrito de Portalegre. É sede de um município que ocupa cerca de 249 km2, divididos (em 2024) em 3 freguesias: Fronteira, Cabeço de Vide e São Saturnino. A vila possui uma população de cerca de 1.700 habitantes e o concelho totaliza mais de 3.000 habitantes (INE 2023).
A vila estende-se por um terreno ondulado, na margem esquerda da ribeira de Avis. O clima é marcadamente mediterrânico e destaca-se a presença de recursos hídricos como as Termas de Cabeço de Vide.
A ocupação do território remonta ao período romano, pese embora a vila só tenha sido fundada em 1226. Destaca-se por ter sido palco da Batalha de Atoleiros. Do seu património histórico destaca-se a Igreja Matriz e a Torre do Relógio.
Em termos económicos, os setores terciário e primário assumem maior relevância. Na agricultura predominam os cultivos de cereais para grão, os prados temporários e as culturas forrageiras, as culturas industriais, o pousio, o olival, os prados e as pastagens permanentes. A pecuária destaca-se pela criação de suínos, ovinos e bovinos.
No que se refere a equipamentos de utilização coletiva erguidos entre 1939 e 1985 e estudados em maior pormenor nesta plataforma, destacam-se na sede do concelho o edifício da antiga Casa do Povo de Fronteira, o Bairro D. Assunção Cordeiro [Santa Casa da Misericórdia] e o Tribunal Judicial. Nas freguesias, o destaque incide sobre a Sede da Junta de Freguesia de Cabeço de Vide.
Equipamento da comunidade
Localização
Análise
O primeiro Plano de Urbanização de Fronteira (1948?) é da autoria de José de Lima Franco.
Documentação
Aceda aqui à página da Câmara Municipal de Fronteira.
Esta comunidade foi estudada por Tiago Candeias entre 2023 e 2024. O mesmo investigador redigiu a informação constante desta página em novembro de 2024.
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2025) Fronteira. Acedido em 22/02/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/comunidades/19656/fronteira