Collective-Use Facilities in
Portugal and Spain 1939-1985

Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Fronteira

Fronteira é uma vila portuguesa do distrito de Portalegre. É sede de um município que ocupa cerca de 249 km2, divididos (em 2024) em 3 freguesias: Fronteira, Cabeço de Vide e São Saturnino. A vila possui uma população de cerca de 1.700 habitantes e o concelho totaliza mais de 3.000 habitantes (INE 2023).

A vila estende-se por um terreno ondulado, na margem esquerda da ribeira de Avis. O clima é marcadamente mediterrânico e destaca-se a presença de recursos hídricos como as Termas de Cabeço de Vide.

A ocupação do território remonta ao período romano, pese embora a vila só tenha sido fundada em 1226. Destaca-se por ter sido palco da Batalha de Atoleiros. Do seu património histórico destaca-se a Igreja Matriz e a Torre do Relógio.

Em termos económicos, os setores terciário e primário assumem maior relevância. Na agricultura predominam os cultivos de cereais para grão, os prados temporários e as culturas forrageiras, as culturas industriais, o pousio, o olival, os prados e as pastagens permanentes. A pecuária destaca-se pela criação de suínos, ovinos e bovinos.

No que se refere a equipamentos de utilização coletiva erguidos entre 1939 e 1985 e estudados em maior pormenor nesta plataforma, destacam-se na sede do concelho o edifício da antiga Casa do Povo de Fronteira, o Bairro D. Assunção Cordeiro [Santa Casa da Misericórdia] e o Tribunal Judicial. Nas freguesias, o destaque incide sobre a Sede da Junta de Freguesia de Cabeço de Vide.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Community facilities

Works 10

Location

Former Distrito (PT)
PortalegreFormer Distrito (PT)

Analysis

Additional Notes

O primeiro Plano de Urbanização de Fronteira (1948?) é da autoria de José de Lima Franco. A revisão deste documento, o Anteplano Geral de Urbanização de Fronteira (1958), é da autoria dos arquitetos Nuno Teotónio Pereira e Nuno Portas, com a colaboração do arquiteto Eduardo Trigo de Sousa (Arquitectura e Cidadania: Atelier Nuno Teotónio Pereira, pp. 265).

Documentation

Records & Readings 2
Suggestions and Links

Resources

Image

Esta comunidade foi estudada por Tiago Candeias entre 2023 e 2024. O mesmo investigador redigiu a informação constante desta página em novembro de 2024. O levantamento fotográfico das obras foi feito por Ricardo Costa Agarez em fevereiro de 2025.

To quote this work:

Tiago Candeias for Arquitectura Aqui (2025) Fronteira. Accessed on 06/09/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/communities/19656/fronteira

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).