Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Edifício da Assembleia Municipal, Ferreira do AlentejoSede do Grémio da Lavoura, Ferreira do Alentejo

No seguimento do anteprojeto, datado de maio de 1959, apresentou-se, em julho de 1963, o projeto do Grémio da Lavoura de Ferreira do Alentejo, com autoria do arquiteto José Gabriel Pinto Coelho.

Trata-se de uma “reconstrução, no próprio local” da sede do Grémio anterior.

Em 2024, funciona no edifício, a Assembleia Municipal de Ferreira do Alentejo.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Identification

Conclusion Date
post. 1963
Community

Location

Former Distrito (PT)
BejaFormer Distrito (PT)

Status & Uses

Status
ConstruídoStatus of Work

Chronology of Activities

Activities

Brief Description

Combined Analysis of Form, Function and Relation to Context

A entrada do edifício, orientada para a Praça do Comendador Infante Passanha, faz-se para um corpo principal, de dois pisos, com cerca de dez metros de profundidade. Do lado oposto, para a rua D. Nuno Álvares Pereira, fica o corpo de armazéns, correspondente a uma segunda fase de construção. No espaço entre os dois corpos, “uma ala de dependências de trabalho, apenas com um piso, desenvolve-se ao longo de um pátio interior”. Esta solução cobre os condicionamentos do lote, profundo e de frentes estreitas.

No corpo principal, no piso à cota da rua, distribuem-se, através do vestíbulo de entrada, vários gabinetes (originalmente destinados à gerência, direção, secretaria e tesouraria) e o acesso ao piso de cima e à cave. No segundo piso a sala de reuniões, ampla. O corpo de armazéns, devido ao desnível entre as duas frentes, está elevado cerca de um metro em relação à rua. A escala reduzida dessa rua, leva ao recuo da fachada, criando uma zona de estacionamento para cargas e descargas, protegida por uma cobertura em consola.

Inicialmente, estaria previsto, no edifício, o funcionamento da Caixa de Crédito Agrícola, o que mais tarde se veio a questionar, no projeto, ficando esta em instalações próprias. Numa revisão do projeto, em 1963, o espaço daí resultante seria utilizado pela brigada técnica da Direção-Geral dos Serviços Agrícolas, deixando espaço para ampliação da sala de reuniões do Conselho Geral.

A informação constante desta página foi redigida por Joana Nunes, em abril de 2024, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas. 

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2024) Edifício da Assembleia Municipal, Ferreira do Alentejo. Accessed on 19/09/2024, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/24892/edificio-da-assembleia-municipal-ferreira-do-alentejo

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).