Buscar por

Objeto

Agentes

Actividades

Documentación

Edifício da Assembleia Municipal, Ferreira do AlentejoSede do Grémio da Lavoura, Ferreira do Alentejo

No seguimento do anteprojeto, datado de maio de 1959, apresentou-se, em julho de 1963, o projeto do Grémio da Lavoura de Ferreira do Alentejo, com autoria do arquiteto José Gabriel Pinto Coelho.

Trata-se de uma “reconstrução, no próprio local” da sede do Grémio anterior.

Em 2024, funciona no edifício, a Assembleia Municipal de Ferreira do Alentejo.

Si tiene alguna memoria o información relacionada con este registro, por favor envíenos su contributo.

Identificación

Fecha de Conclusión
post. 1963
Comunidad

Ubicación

Distrito Histórico (PT)
BejaDistrito Histórico (PT)

Estado y Utilización

Estado
ConstruidoEstado del Edifício o Conjunto

CronologÍa de Actividades

Actividades

Descripción Breve

Análisis Compuesta de Forma, Función y Relación con el Contexto

A entrada do edifício, orientada para a Praça do Comendador Infante Passanha, faz-se para um corpo principal, de dois pisos, com cerca de dez metros de profundidade. Do lado oposto, para a rua D. Nuno Álvares Pereira, fica o corpo de armazéns, correspondente a uma segunda fase de construção. No espaço entre os dois corpos, “uma ala de dependências de trabalho, apenas com um piso, desenvolve-se ao longo de um pátio interior”. Esta solução cobre os condicionamentos do lote, profundo e de frentes estreitas.

No corpo principal, no piso à cota da rua, distribuem-se, através do vestíbulo de entrada, vários gabinetes (originalmente destinados à gerência, direção, secretaria e tesouraria) e o acesso ao piso de cima e à cave. No segundo piso a sala de reuniões, ampla. O corpo de armazéns, devido ao desnível entre as duas frentes, está elevado cerca de um metro em relação à rua. A escala reduzida dessa rua, leva ao recuo da fachada, criando uma zona de estacionamento para cargas e descargas, protegida por uma cobertura em consola.

Inicialmente, estaria previsto, no edifício, o funcionamento da Caixa de Crédito Agrícola, o que mais tarde se veio a questionar, no projeto, ficando esta em instalações próprias. Numa revisão do projeto, em 1963, o espaço daí resultante seria utilizado pela brigada técnica da Direção-Geral dos Serviços Agrícolas, deixando espaço para ampliação da sala de reuniões do Conselho Geral.

A informação constante desta página foi redigida por Joana Nunes, em abril de 2024, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas. 

Para citar este trabajo:

Arquitectura Aqui (2024) Edifício da Assembleia Municipal, Ferreira do Alentejo. Accedido en 19/09/2024, en https://arquitecturaaqui.eu/es/edificios-y-conjuntos/24892/edificio-da-assembleia-municipal-ferreira-do-alentejo

Este trabajo ha sido financiado por European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) y por fondos nacionales portugueses por intermedio de FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., en el contexto del proyecto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).