Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Pavilhão Municipal, Castelo BrancoComplexo Polidesportivo do Albi Sport Clube, Castelo Branco

A parca oferta de equipamentos para a prática desportiva em Castelo Branco esteve na origem da iniciativa do Albi Sport Clube de construir um conjunto de edifícios com essa finalidade. A associação foi criada em 1979 para promoção desportiva, cultural e recreativa, com especial empenho no apoio à juventude; na sua origem, pretendia desenvolver a prática de ténis e hóquei em patins, prevendo a integração de outras modalidades desportivas. O facto de os pavilhões desportivos existentes na cidade estarem integrados em equipamentos escolares, o que inviabilizava a sua utilização extra-curricular, e perante o elevado número de jovens e estudantes, justificaram a necessidade deste empreendimento e a sua importância para Castelo Branco e a sua área de influência. Estes equipamentos não se pretendiam para uso exclusivo do Albi Sport Clube, estando abertos a toda a comunidade.

Os terrenos para a construção do complexo desportivo foram cedidos pela Câmara Municipal de Castelo Branco, e o Diretor-Geral dos Desportos considerou esta obra como prioritária em 1979. Ao longo dos anos em que decorreu a construção, por fases, foram concedidas comparticipações financeiras estatais, quer através da Direção-Geral do Equipamento Regional e Urbano, quer através do Programa de Investimento e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC).

O conjunto foi projetado por Luís Marçal Grilo, arquiteto da empresa Planurbe e membro da direção do Albi Sport Clube, a partir de 1980. A primeira fase, executada entre 1981 e 1982, abarcou um pavilhão desportivo descoberto, seis campos de ténis, um bloco para sanitários, balneários e vestiários, e um edifício destinado à sede do clube. A segunda fase teve início em 1986, após os estudos de 1981 terem sido submetidos a revisões por indicação das entidades fiscalizadoras. Essa fase correspondeu ao pavilhão polidesportivo coberto, vindo a ficar paralisada em 1990 por falta de meios financeiros que levaram, inclusive, à rescisão de contrato com o empreiteiro; a cobertura foi terminada três anos depois. Previram-se outras fases, não concretizadas: em 1985, estudou-se a incorporação de um edifício para ginásio próximo do pavilhão polidesportivo; nessa atura, também se idealizou integrar instalações para piscina, parque infantil e minigolfe. Em 2004, foi inaugurado um novo campo de ténis coberto junto dos existentes.

Em 2024, os campos de ténis e o edifício da sede pertencem ao Albi Sport Clube, estando o pavilhão sob tutela municipal.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Notes

Conclusion Date
1982
Combined Analysis of Form, Function and Relation to Context

O conjunto de equipamentos desportivos localiza-se na zona de S. Tiago, na área noroeste de Castelo Branco, próximo do Bairro de S. Tiago, de vários equipamentos escolares e do Hospital Amato Lusitano. Foram implantados numa zona de declive.

Destaca-se, pela dimensão, o pavilhão polidesportivo. De planta hexagonal e cobertura assimétrica, acusa os elementos estruturais nos alçados. O alçado poente acusa a estrutura das bancadas, sendo a entrada feita pelo lado oposto através de duas escadarias; o alçado sul possui envidraçados que permitem a entrada de luz natural na pista. Foi projetado para ter uma capacidade de mais de 1900 lugares nas bancadas. A norte do pavilhão, encontram-se dois conjuntos de três campos de ténis, e o edifício da sede do Albi Sport Clube, composto por módulos com cobertura de telha inclinada, de piso único; integra ginásio e bar/restaurante. Há também um campo em parte coberto por uma pala metálica curva inaugurado já no século XXI, e um edifício de planta retangular e cobertura em chapa ondulada.

Topic

Key moments (click below for details)

Activities

Location

Community
Address
Av. Rotary
Former Distrito (PT)
Castelo BrancoFormer Distrito (PT)
Context
UrbanoContext

Status & Uses

Status
ConstruídoStatus of Work

Materials & Technologies

Structure
Betão ArmadoBuilding Materials
Construction
TijoloBuilding Materials
Chapa MetálicaBuilding Materials
Vidro armadoBuilding Materials

A informação constante desta página foi redigida por Ana Mehnert Pascoal, em agosto de 2024, com base em diferentes fontes documentais.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2024) Pavilhão Municipal, Castelo Branco. Accessed on 24/11/2024, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/28176/pavilhao-municipal-castelo-branco

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).