Buscar por

Objeto

Agentes

Actividades

Documentación

Pavilhão Municipal, Castelo BrancoComplexo Polidesportivo do Albi Sport Clube, Castelo Branco

A parca oferta de equipamentos para a prática desportiva em Castelo Branco esteve na origem da iniciativa do Albi Sport Clube de construir um conjunto de edifícios com essa finalidade. A associação foi criada em 1979 para promoção desportiva, cultural e recreativa, com especial empenho no apoio à juventude; na sua origem, pretendia desenvolver a prática de ténis e hóquei em patins, prevendo a integração de outras modalidades desportivas. O facto de os pavilhões desportivos existentes na cidade estarem integrados em equipamentos escolares, o que inviabilizava a sua utilização extra-curricular, e perante o elevado número de jovens e estudantes, justificaram a necessidade deste empreendimento e a sua importância para Castelo Branco e a sua área de influência. Estes equipamentos não se pretendiam para uso exclusivo do Albi Sport Clube, estando abertos a toda a comunidade.

Os terrenos para a construção do complexo desportivo foram cedidos pela Câmara Municipal de Castelo Branco, e o Diretor-Geral dos Desportos considerou esta obra como prioritária em 1979. Ao longo dos anos em que decorreu a construção, por fases, foram concedidas comparticipações financeiras estatais, quer através da Direção-Geral do Equipamento Regional e Urbano, quer através do Programa de Investimento e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC).

O conjunto foi projetado por Luís Marçal Grilo, arquiteto da empresa Planurbe e membro da direção do Albi Sport Clube, a partir de 1980. A primeira fase, executada entre 1981 e 1982, abarcou um pavilhão desportivo descoberto, seis campos de ténis, um bloco para sanitários, balneários e vestiários, e um edifício destinado à sede do clube. A segunda fase teve início em 1986, após os estudos de 1981 terem sido submetidos a revisões por indicação das entidades fiscalizadoras. Essa fase correspondeu ao pavilhão polidesportivo coberto, vindo a ficar paralisada em 1990 por falta de meios financeiros que levaram, inclusive, à rescisão de contrato com o empreiteiro; a cobertura foi terminada três anos depois. Previram-se outras fases, não concretizadas: em 1985, estudou-se a incorporação de um edifício para ginásio próximo do pavilhão polidesportivo; nessa atura, também se idealizou integrar instalações para piscina, parque infantil e minigolfe. Em 2004, foi inaugurado um novo campo de ténis coberto junto dos existentes.

Em 2024, os campos de ténis e o edifício da sede pertencem ao Albi Sport Clube, estando o pavilhão sob tutela municipal.

Si tiene alguna memoria o información relacionada con este registro, por favor envíenos su contributo.

Notas

Análisis Compuesta de Forma, Función y Relación con el Contexto

O conjunto de equipamentos desportivos localiza-se na zona de S. Tiago, na área noroeste de Castelo Branco, próximo do Bairro de S. Tiago, de vários equipamentos escolares e do Hospital Amato Lusitano. Foram implantados numa zona de declive.

Destaca-se, pela dimensão, o pavilhão polidesportivo. De planta hexagonal e cobertura assimétrica, acusa os elementos estruturais nos alçados. O alçado poente acusa a estrutura das bancadas, sendo a entrada feita pelo lado oposto através de duas escadarias; o alçado sul possui envidraçados que permitem a entrada de luz natural na pista. Foi projetado para ter uma capacidade de mais de 1900 lugares nas bancadas. A norte do pavilhão, encontram-se dois conjuntos de três campos de ténis, e o edifício da sede do Albi Sport Clube, composto por módulos com cobertura de telha inclinada, de piso único; integra ginásio e bar/restaurante. Há também um campo em parte coberto por uma pala metálica curva inaugurado já no século XXI, e um edifício de planta retangular e cobertura em chapa ondulada.

Asunto
DesportoTérminos

Momentos-clave (clique abajo para más detalle)

Fecha de Conclusión
1982
Actividades

Ubicación

Comunidad
Morada
Av. Rotary
Distrito Histórico (PT)
Castelo BrancoDistrito Histórico (PT)
Contexto
UrbanoContexto

Estado y Utilización

Estado
ConstruidoEstado del Edifício o Conjunto

Materiales y Tecnologías

Estrutura
Hormigón ArmadoMateriales Construción
Construción
TijoloMateriales Construción
Cobertura em Estrutura MetálicaMateriales Construción
Chapa MetálicaMateriales Construción
Vidro armadoMateriales Construción

A informação constante desta página foi redigida por Ana Mehnert Pascoal, em agosto de 2024, com base em diferentes fontes documentais.

Para citar este trabajo:

Arquitectura Aqui (2024) Pavilhão Municipal, Castelo Branco. Accedido en 21/11/2024, en https://arquitecturaaqui.eu/es/edificios-y-conjuntos/28176/pavilhao-municipal-castelo-branco

Este trabajo ha sido financiado por European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) y por fondos nacionales portugueses por intermedio de FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., en el contexto del proyecto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).