Collective-Use Facilities in
Portugal and Spain 1939-1985

Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Pavilhão Polivalente, Peniche

O pavilhão polivalente foi construído por iniciativa da Obra do Apostolado do Mar – Stella Maris, segundo projeto do arquiteto João Braula Reis, concluído na primeira metade da década de 1980.

Pretendia-se um pavilhão vocacionado para realiza de atividades desportivas e culturais (sala para vários tipos de espetáculos). Pela necessidade de contenção de custos, os primeiros estudos, assinados pelos arquitetos Braula Reis e Carlos Paiva, foram revistos, dando lugar a um amplo espaço capaz de fundir as várias atividades, num projeto de 1978 apenas assinado por Braula Reis. O programa previa que o edifício se apoiasse em três eixos: laboral, com oficinas de artesanato para os idosos do Lar de Santa Maria durante a manhã; cultural/recreativo (instalações para teatro, cinema, reflexão) e desportivo (ocupado durante a tarde pelas escolas locais, e até à meia-noite por outras modalidades).

A construção estava avançada em 1979, contando com apoios da Câmara Municipal de Peniche e da Cáritas Portuguesa. Nessa altura, o impulsionador do edifício, Padre Bastos, solicitou um apoio financeiro à Direção-Geral do Equipamento Regional e Urbano. No final do ano seguinte, a obra foi integrada no Plano de Obras Novas, sendo-lhe concedida uma comparticipação de 60% do valor total (correspondendo a 12.120.000$00). Em 1984, há informação de se estar a executar a rede elétrica, com o edifício próximo da conclusão.

  

Para mais detalhes, consultar a secção Momentos-chave abaixo.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Analysis

Conclusion Date
1983
Combined Analysis of Form, Function and Relation to Context

O edifício encontra-se na parte norte da vila de Peniche, junto do Lar de Santa Maria, do Bairro de Santa Maria e do Hospital de Peniche. Aquando da construção, apenas existia nas imediações a escola primária e a escola técnica.

O edifício distribui-se por três pisos escalonados. O projeto previa que o piso principal integrasse o campo de jogos com bancadas, instalações para sanitários, balneários e arrecadações. O piso abaixo, com acessos independentes, serviria para oficinas. O piso superior corresponderia a uma galeria de circulação rematando as bancadas, e possuiria vestíbulo com bilheteira, bar e sanitários.

Key moments (click below for details)

Activities

Location

Community
Address
Tv. Do Galhalhaz 14
Former Distrito (PT)
LeiriaFormer Distrito (PT)
Context
CosteiroContext
UrbanoContext

Status & Uses

Original Use
Status
ConstruídoStatus of Work

A informação constante desta página foi redigida por Ana Mehnert Pascoal, em julho de 2025, com base em fontes documentais.

To quote this work:

Ana Mehnert Pascoal for Arquitectura Aqui (2025) Pavilhão Polivalente, Peniche. Accessed on 06/09/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/61055/pavilhao-polivalente-peniche

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).