Collective-Use Facilities in
Portugal and Spain 1939-1985

Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Casas de Magistrados, Barcelos

O projeto de construção de duas casas para magistrados na Rua Dr. José António Peixoto Pereira Machado, em Barcelos, integrou-se no conjunto em estudo para a urbanização da Quinta do Aparício, projetado pelos arquitetos José Carlos Loureiro e Luís Pádua Ramos em 1968, e que incluía também um novo edifício para o Tribunal Judicial no que se pretendia que constituísse um novo centro cívico da cidade. 

Desconhece-se a autoria do projeto do edifício, que se encontraria elaborado em 1972. Os terrenos necessários para a sua construção encontravam-se adquiridos pela Câmara Municipal de Barcelos em 1973 e a empreitada foi posta a concurso em 1975. Não se encontrou documentação relativa à data de conclusão ou início de utilização das casas.

  

Para mais detalhes, consultar a secção Momentos-chave, abaixo.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Analysis

Conclusion Date
post. 1975

Key moments (click below for details)

Activities

Location

Community
Address
R. Dr. José António Peixoto Pereira Machado, 4750-299 Barcelos
Former Distrito (PT)
BragaFormer Distrito (PT)
Context
InteriorContext
UrbanoContext

Status & Uses

Original Use
Housing ˃ Employee Housing ˃ Magistrate HouseFunctional Typology
Status
ConstruídoStatus of Work

Esta obra encontra-se em estudo. Em breve será disponibilizada mais informação. Se tem alguma memória ou informação relacionados com esta obra, por favor envie-nos o seu contributo.  

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2025) Casas de Magistrados, Barcelos. Accessed on 05/09/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/61691/casas-de-magistrados-barcelos

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).