Castelo de Vide
Castelo de Vide é uma vila portuguesa do distrito de Portalegre. É sede de um município que ocupa cerca de 265 km2, divididos (em 2024) em 4 freguesias: Nossa Senhora da Graça de Póvoa e Meadas, Santa Maria da Devesa, Santiago Maior e São João Batista. A vila possui uma população de cerca de 1.100 habitantes e o concelho totaliza mais de 3.200 habitantes (INE 2023).
A vila estende-se a meia encosta a cerca de 625m de altitude numa das colinas da Serra de São Mamede. A paisagem envolvente é por isso marcada por serras e por uma falha relacionada com as nascentes termominerais da vila. O clima é marcadamente mediterrânico e parte do concelho está inserida na área do Parque Natural da Serra de São Mamede - de elevado interesse geomorfológico, paisagístico, faunístico e florístico.
A ocupação do território remonta ao período Paleolítico, assumindo importância durante o período medieval e daí diante. Nesse sentido, o concelho apresenta um rico património histórico que inclui o castelo da vila-sede, a necrópole megalítica dos Coureleiros e as estações arqueológicas dos Mosteiros e de Meada.
Em termos económicos predominam no concelho as atividades ligadas ao setor primário, com uma agricultura predominantemente dedicada ao cultivo de cereais para grão, prados temporários e culturas forrageiras, culturas hortícolas intensivas, pousio, olival, prados e pastagens permanentes; bem como a pecuária, com criação de aves, bovinos e ovinos. O setor terciário, com o turismo, pequeno comércio e artesanato, assume igual relevância no concelho.
No que se refere a equipamentos de utilização coletiva erguidos entre 1939 e 1985 e estudados em maior pormenor nesta plataforma, destacam-se na sede do concelho o edifício do antigo Matadouro Municipal e o Bairro de Casas para Famílias Pobres, bem como os equipamentos desportivos, a saber o Pavilhão Gimnodesportivo e a Piscina Municipal. Nas freguesias, o destaque incide sobre a Casa do Povo de Póvoa e Meadas.
Community facilities
Location
Analysis
O Plano Geral de Urbanização de Castelo de Vide elaborado entre 1980 e 1984 por uma equipa liderada pelo arquiteto Nuno Teotónio Pereira e pelo arquiteto paisagista João Reis Gomes foi apresentado na Primeira Exposição Nacional de
Arquitectura (Lisboa, 1986), em cujo catálogo os autores descreveram sucintamente os objetivos do plano: "1. Enquadrar em termos urbanísticos [os] empreendimentos programados (equipamentos e habitação), definindo um sentido de reordenamento e expansão para a vila; 2. Estruturar uma estratégia global de defesa e revalorização do património natural e construído e do seu enquadramento territorial; 3. Diagnosticar as situações de conflito e de carência, e propôr soluções, no quadro de uma estrutura urbana consistente, articulando o núcleo antigo com as zonas de expansão e o aglomerado com o território envolvente." (p. 152)
O plano encontra-se documentado na publicação Arquitectura e Cidadania: Atelier Nuno Teotónio Pereira (2004), pp. 248-251
Documentation
Aceda aqui à página da Câmara Municipal de Castelo de Vide.
Resources
Esta comunidade foi estudada por Tiago Candeias entre 2023 e 2024. O mesmo investigador redigiu a informação constante desta página em novembro de 2024. O levantamento fotográfico das obras foi feito por Ricardo Costa Agarez em fevereiro de 2025.
To quote this work:
Tiago Candeias for Arquitectura Aqui (2025) Castelo de Vide. Accessed on 06/09/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/communities/16299/castelo-de-vide