Collective-Use Facilities in
Portugal and Spain 1939-1985

Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Mora

Mora é um município alentejano situado no limite nordeste do distrito de Évora, confrontando com os concelhos de Ponte de Sôr, Sousel e Avis (do distrito de Portalegre), Coruche (Santarém) e Arraiolos. Tem uma extensão de 278 km2 e uma população de 4135 habitantes  (segundo Censos de 2021).

Lugar de discreta nobreza, Mora foi, durante o regime, alvo de investimentos significativos: tendo sido dotada de um complexo hospitalar de grandes dimensões, sujeito posteriormente até a uma ampliação; tendo recebido uma sede de concelho de distinta traça palaciana, ou até as elaboradamente decoradas casas do Bairro na Rua do Cabeção que de alguma forma contrastam com a singeleza de outros investimentos como o Bairro da Misericórdia, ou outros que curiosamente só se terão materializado muito posteriormente como a Casa do Povo de Mora, numa linguagem construtiva muito mais pragmática.

A atividade agrícola terá tido um peso significativo na economia da região como pode ser comprovado pelo complexo de Armazéns da Empresa Pública de Abastecimento de Cereais (EPAC), inicialmente dedicados à exploração orizícola, atualmente (em 2024) com aparentes sinais de degradação, homólogos ao declínio da própria atividade económica na região. 

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Community facilities

Works 16

Location

Location
Former Distrito (PT)
ÉvoraFormer Distrito (PT)

Documentation

Records & Readings 2
Suggestions and Links

Aceda aqui à página do Município de Mora.

Aceda aqui à página do Arquivo Municipal de Mora.

Resources

Image

Esta comunidade foi estudada por João Cardim entre 2023 e 2024. A informação-síntese constante desta página foi redigida por Leandro Arez em março de 2025.

To quote this work:

João Cardim e Leandro Arez for Arquitectura Aqui (2025) Mora. Accessed on 06/09/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/communities/18644/mora

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).