Equipamiento de
Uso Colectivo en
Portugal y España 1939-1985

Buscar por

Objeto

Agentes

Actividades

Documentación

Mora

Mora é um município alentejano situado no limite nordeste do distrito de Évora, confrontando com os concelhos de Ponte de Sôr, Sousel e Avis (do distrito de Portalegre), Coruche (Santarém) e Arraiolos. Tem uma extensão de 278 km2 e uma população de 4135 habitantes  (segundo Censos de 2021).

Lugar de discreta nobreza, Mora foi, durante o regime, alvo de investimentos significativos: tendo sido dotada de um complexo hospitalar de grandes dimensões, sujeito posteriormente até a uma ampliação; tendo recebido uma sede de concelho de distinta traça palaciana, ou até as elaboradamente decoradas casas do Bairro na Rua do Cabeção que de alguma forma contrastam com a singeleza de outros investimentos como o Bairro da Misericórdia, ou outros que curiosamente só se terão materializado muito posteriormente como a Casa do Povo de Mora, numa linguagem construtiva muito mais pragmática.

A atividade agrícola terá tido um peso significativo na economia da região como pode ser comprovado pelo complexo de Armazéns da Empresa Pública de Abastecimento de Cereais (EPAC), inicialmente dedicados à exploração orizícola, atualmente (em 2024) com aparentes sinais de degradação, homólogos ao declínio da própria atividade económica na região. 

Si tiene alguna memoria o información relacionada con este registro, por favor envíenos su contributo.

Equipamiento de la comunidad

Edificios y Conjuntos 16

Ubicación

Ubicación
Distrito Histórico (PT)
ÉvoraDistrito Histórico (PT)

Documentación

Registros y Lecturas 2
Sugerencias y Enlaces

Aceda aqui à página do Município de Mora.

Aceda aqui à página do Arquivo Municipal de Mora.

Recursos

Imagen

Esta comunidade foi estudada por João Cardim entre 2023 e 2024. A informação-síntese constante desta página foi redigida por Leandro Arez em março de 2025.

Para citar este trabajo:

João Cardim e Leandro Arez para Arquitectura Aqui (2025) Mora. Accedido en 06/09/2025, en https://arquitecturaaqui.eu/es/comunidades/18644/mora

Este trabajo ha sido financiado por European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) y por fondos nacionales portugueses por intermedio de FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., en el contexto del proyecto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).