Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Almodôvar

O concelho de Almodôvar situa-se no antigo distrito de Beja, na região do Baixo Alentejo e apresenta uma extensão territorial de 778 km2 e apresenta uma população residente de 6712 habitantes (Censos 2021). Situa-se entre a Serra do Caldeirão e a planície alentejana, sendo limitado a sul e sudoeste pelos concelhos de Loulé e Silves, a poente por Ourique, a norte por Castro Verde e a nascente por Mértola.

A divisão geográfica do concelho de Almodôvar reflete a sua diversidade paisagística. Um terço da sua área, localizado a norte e correspondente às freguesias de Aldeia dos Fernandes, Rosário e parte da União de Freguesias de Almodôvar e Graça de Padrões, caracteriza-se por uma planície pouco arborizada, em sintonia com a paisagem típica do Alentejo interior. Já os restantes dois terços, situados mais a sul, apresentam um relevo acidentado, coberto por uma vegetação mediterrânica exuberante, onde predominam espécies como a esteva, o medronheiro, o sobreiro e a azinheira. Esta área compreende as freguesias de Almodôvar e Graça de Padrões, Santa Clara-a-Nova e Gomes Aires, Santa Cruz e São Barnabé, onde se destaca o Pico do Mú, um dos pontos mais altos da Serra do Caldeirão.

A economia do concelho de Almodôvar assenta predominantemente em atividades ligadas ao setor primário. O cultivo de cereais de sequeiro e a criação de gado bovino, ovino e suíno constituem as atividades agrícolas de maior relevância.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Community facilities

Works 10

Location

Country
Former Distrito (PT)
BejaFormer Distrito (PT)

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2024) Almodôvar. Accessed on 21/11/2024, in https://arquitecturaaqui.eu/en/communities/21183/almodovar

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).