Buscar por

Objeto

Agentes

Actividades

Documentación

Almodôvar

O concelho de Almodôvar situa-se no antigo distrito de Beja, na região do Baixo Alentejo e apresenta uma extensão territorial de 778 km2 e apresenta uma população residente de 6712 habitantes (Censos 2021). Situa-se entre a Serra do Caldeirão e a planície alentejana, sendo limitado a sul e sudoeste pelos concelhos de Loulé e Silves, a poente por Ourique, a norte por Castro Verde e a nascente por Mértola.

A divisão geográfica do concelho de Almodôvar reflete a sua diversidade paisagística. Um terço da sua área, localizado a norte e correspondente às freguesias de Aldeia dos Fernandes, Rosário e parte da União de Freguesias de Almodôvar e Graça de Padrões, caracteriza-se por uma planície pouco arborizada, em sintonia com a paisagem típica do Alentejo interior. Já os restantes dois terços, situados mais a sul, apresentam um relevo acidentado, coberto por uma vegetação mediterrânica exuberante, onde predominam espécies como a esteva, o medronheiro, o sobreiro e a azinheira. Esta área compreende as freguesias de Almodôvar e Graça de Padrões, Santa Clara-a-Nova e Gomes Aires, Santa Cruz e São Barnabé, onde se destaca o Pico do Mú, um dos pontos mais altos da Serra do Caldeirão.

A economia do concelho de Almodôvar assenta predominantemente em atividades ligadas ao setor primário. O cultivo de cereais de sequeiro e a criação de gado bovino, ovino e suíno constituem as atividades agrícolas de maior relevância.

Si tiene alguna memoria o información relacionada con este registro, por favor envíenos su contributo.

Equipamiento de la comunidad

Edificios y Conjuntos 10

Ubicación

País
Distrito Histórico (PT)
BejaDistrito Histórico (PT)

Para citar este trabajo:

Arquitectura Aqui (2024) Almodôvar. Accedido en 18/01/2025, en https://arquitecturaaqui.eu/es/comunidades/21183/almodovar

Este trabajo ha sido financiado por European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) y por fondos nacionales portugueses por intermedio de FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., en el contexto del proyecto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).