Collective-Use Facilities in
Portugal and Spain 1939-1985

Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Conversa com Ana Flores, Murtosa

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Identification

Title
Conversa com Ana Flores, Murtosa
Date
2024.12.12
Related to

Content

Observation or Conversation Record

Conversa com Ana Flores com as investigadoras Ivonne Herrera Pineda e Catarina Ruivo em Murtosa. Agradecemos sinceramente a sua generosidade em falar connosco. Seguem-se algumas informações partilhadas nesta conversa:

Ana é peixaria do Mercado Municipal de Murtosa e mantém um vínculo afetivo forte com o mercado. Foi iniciada na peixaria desde a infância, há cerca de 50 anos, através da sua mãe que a introduziu no ofício. Ana gosta do seu ofício e trabalha no mercado durante décadas.

Ao longo da sua experiência no mercado de Murtosa, Ana viu como o mercado e o seu comércio perderam gradualmente clientes. Antes o mercado “estava cheio” e agora são poucos os clientes que chegam. Entre os motivos, Ana menciona a comodidade térmica dos centros comerciais, pois no inverno pode experimentar-se bastante frio e umidade no mercado. Também menciona que o mercado sofreu uma reorganização interna há cerca de oito anos aproximadamente, que supôs uma diminuição no fluxo de clientes. Por último, comenta que o encerramento de um ATM [caixa automática] próximo também afetou a chegada dos clientes.

A recolha e incorporação do testemunho oral foi elaborada por Ivonne Herrera Pineda, com base numa conversa mantida em dezembro de 2024.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2025) Conversa com Ana Flores, Murtosa. Accessed on 19/09/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/documentation/notes-from-observation-or-conversation/62968/conversa-com-ana-flores-murtosa

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).