Buscar por

Objeto

Agentes

Actividades

Documentación

Casa do Menino Jesus, CovilhãSede das Florinhas da Rua e Creche do Menino Jesus

"A Casa do Menino Jesus é uma Instituição Particular de Solidariedade Social situada na cidade da Covilhã, e alberga crianças vindas de diferentes famílias por ordem do Tribunal ou da Segurança Social, desfrutando de um lar que as acolhe, dá carinho, amor e dedicação, procurando a sua integração no meio social que as rodeia. A instituição acolhe ainda crianças na creche e pré-escola, para além das meninas do internato com idades compreendidas entre os quatro e os vinte e quatro anos de idade.

A pobreza está muitas vezes na origem do mau ambiente familiar e dos maus tratos infligidos pelos pais, tendo a Casa do Menino Jesus como único e último refúgio. A Casa proporciona-lhes educação, a instrução e o convívio com a comunidade em que se encontra inserida, com vista à integração plena até se tornarem autónomos, mas, mesmo quando saem da Casa, esta continua a prestar apoio a todos os jovens sem exceção, ao nível de habitação, emprego e satisfação de algumas necessidades mais urgentes.

A Casa do Menino Jesus foi fundada em 1918, após o fim da 1ª Guerra Mundial. Filhos de ex-combatentes perdidos e sem amparo nas ruas da Covilhã foi o principal motor para a criação desta instituição que iria acolher crianças órfãs. Cónego Monsenhor Anaquim foi o homem que atendeu às necessidades sociais desta cidade, procurou dar resposta a este drama. Juntamente com outros covilhanenses fundou "As Florinhas da Rua", criando uma casa que passasse a ser o lar destes meninos.

Foi a partir de 1935, que a Instituição passa para as instalações que ainda hoje ocupa, as instalações de uma antiga fábrica da família Anaquim, na Rua Vasco da Gama. Em 1988, inaugurou-se um novo edifício, contíguo ao antigo, para a instalação do Lar. Desde Julho de 2001, a Casa do Menino Jesus tem em funcionamento um projeto inovador no combate ao insucesso escolar - Centro de Intervenção Social e Psicopedagógica." (https://urbi.ubi.pt/_urbi/pag.php?p=10090)

Entre 1965 e 1986, a Fundação Calouste Gulbekian concedeu sucessivos subsídios à Associação das Florinhas da Rua e Creche do Menino Jesus para comparticipação em obras de reparação, renovação, ampliação e construção nova nas suas instalações.

Si tiene alguna memoria o información relacionada con este registro, por favor envíenos su contributo.

Identificación

Fecha de Conclusión
1988
Comunidad

Ubicación

Morada
Rua Vasco da Gama, 96
Distrito Histórico (PT)
Castelo BrancoDistrito Histórico (PT)
Contexto
UrbanoContexto
InteriorContexto

Estado y Utilización

Estado
ConstruidoEstado del Edifício o Conjunto
Uso Inicial
Usuario

CronologÍa de Actividades

Actividades 3

A documentação localizada nos arquivos da Fundação Calouste Gulbenkian foi recolhida e sistematizada por Rita Fernandes em 2022.

A informação constante desta página foi coligida por Diego Inglez de Souza, em janeiro de 2024, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

Para citar este trabajo:

Arquitectura Aqui (2024) Casa do Menino Jesus, Covilhã. Accedido en 19/09/2024, en https://arquitecturaaqui.eu/es/edificios-y-conjuntos/10323/casa-do-menino-jesus-covilha

Este trabajo ha sido financiado por European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) y por fondos nacionales portugueses por intermedio de FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., en el contexto del proyecto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).