Buscar por

Objeto

Agentes

Actividades

Documentación

Edifício-Sede do Grupo Desportivo Arenense, Santo António das Areias, MarvãoCentro de Recreio da Casa do Povo de Santo António das Areias, Marvão

O antigo Centro de Recreio da Casa do Povo de Santo António das Areias terá sido construído por iniciativa da respetiva Casa do Povo.

Tanto quanto a documentação permite compreender, em 1966 inicia-se o processo de ampliação do referido centro, justificando-se a pertinência da obra pelo crescente desenvolvimento industrial que se verificava na zona à época - marcada pelas indústrias conserveiras, de farinhas, calçado e cortiças, a título de exemplo.

Nesse sentido, surgia a necessidade de melhorar as condições culturais e recreativas da povoação, de forma a potenciar um equilíbrio indispensável às atividades laborais inerentes a esse desenvolvimento e à presença crescente de operários - numa necessidade reconhecida pela Delegação de Portalegre do Instituto Nacional de Trabalho, que se comprometeu a conferir um subsídio anual de 24.000$00, para a manutenção do centro recreativo, bem como a comparticipar a aquisição de mobiliário em 200.000$00.

Assim, é apresentado um projeto de ampliação do referido centro em janeiro de 1966 - elaborado pelo Eng.º Fortunato Picado Ventura.

Contudo, só em dezembro desse mesmo ano o Ministério das Obras Públicas concederia à Casa do Povo de Santo António das Areias uma comparticipação no valor de 228.000$00, através do Fundo de Desemprego, para a Ampliação do seu Centro de Recreio - num projeto orçado em 760.000$00.

Em outubro de 1970, seria atribuído um reforço de comparticipação no valor de 14.800$00 - e virtude do orçamento total de 867.000$00.

A ampliação parece só ter vindo a ser concluída após 1981 - data em que parece ter sido elaborado o caderno de encargos, pelo Gabinete de Apoio Técnico de Portalegre.

Entre 2021 e 2023 o edifício foi alvo de um projeto de requalificação e modernização - inaugurado em maio de 2023. Contudo, de acordo com o Município de Marvão, em novembro de 2024 foram iniciados os trabalhos da segunda fase de reabilitação do edifício - sendo a sede do Grupo Desportivo Arenense. 

Si tiene alguna memoria o información relacionada con este registro, por favor envíenos su contributo.

Análisis

Fecha de Conclusión
post. 1966
Análisis Compuesta de Forma, Función y Relación con el Contexto

O projeto de ampliação do antigo Centro de Recreio da Casa do Povo de Santo António das Areias previa 2 pisos.

O piso de entrada dispunha de:  átrio que dava acesso ao balcão da sala de espetáculos; o respetivo balcão; cabine de projeçã com enroladeira e zona de arrumos; instalações sanitárias masculinas e femininas; e escadas de acesso ao piso inferior.

O piso inferior, em cave, dispunha de: palco; pista de baile; gabinete da direção; arrumos; vestiário; instalações sanitárias masculinas e femininas; e bar com cozinha.

A fachada principal é marcada pelas arcadas dos vãos, pelo caráter decorativo das soluções utilizadas, e pelo tratamento conferido à entrada principal do edifício. 

Momentos-clave (clique abajo para más detalle)

Actividades

Ubicación

Comunidad
Morada
Largo Ricardo Vaz Monteiro
Distrito Histórico (PT)
PortalegreDistrito Histórico (PT)
Contexto
UrbanoContexto
InteriorContexto

Estado y Utilización

Uso Inicial
Estado
ConstruidoEstado del Edifício o Conjunto
Usuario

Fórum

A informação constante desta página foi redigida por Tiago Candeias, em janeiro de 2025, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

Para citar este trabajo:

Arquitectura Aqui (2025) Edifício-Sede do Grupo Desportivo Arenense, Santo António das Areias, Marvão. Accedido en 02/02/2025, en https://arquitecturaaqui.eu/es/edificios-y-conjuntos/19704/edificio-sede-do-grupo-desportivo-arenense-santo-antonio-das-areias-marvao

Este trabajo ha sido financiado por European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) y por fondos nacionales portugueses por intermedio de FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., en el contexto del proyecto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).