Buscar por

Objeto

Agentes

Actividades

Documentación

Adega Cooperativa de Pinhel

Si tiene alguna memoria o información relacionada con este registro, por favor envíenos su contributo.

Análisis

Fecha de Conclusión
c. 1960 [atr.]
Importancia, Particularidades, Similaridades, Posición Relativa (Geografía y Cronologia)

De acordo com um testemunho local, o setor do vinho é uma das principais atividades do concelho. A Adega Cooperativa é muito ativa, é a quarta ou quinta maior do país. Segundo o testemunho de Laurindo Monteiro, a adega cooperativa e o edifício da Delegação do Instituto da Vinha e do Vinho estão associados, até pela própria localização. Segundo Laurindo, no local onde está a adega cooperativa, antes de 1939, estava prevista a criação de um grande quartel militar. “Pinhel teve sempre uma componente militar”.

Ubicación

Comunidad
Ubicación
Sitio
Pinhel
Morada
Largo Combatentes Grande Guerra
Distrito Histórico (PT)
GuardaDistrito Histórico (PT)
Contexto
UrbanoContexto
InteriorContexto

Estado y Utilización

Uso Inicial
Economía ˃ Agricultura y Pesca ˃ BodegaTipología Funcional
Estado
ConstruidoEstado del Edifício o Conjunto
Devoluto ParcialEstado del Edifício o Conjunto

Documentación

Registros y Lecturas

Este conjunto foi identificado e fotografado por Diego Inglez de Souza durante uma visita de trabalho de campo a Pinhel, em 2023. As fontes documentais e bibliográficas sobre o seu processo de construção e a história da sua utilização são escassas e não permitem reconstituir a história completa da obra. Sobre este edifício, foram recolhidos testemunhos orais por Ivonne Herrera Pineda, em abril e junho de 2023.

Para citar este trabajo:

Arquitectura Aqui (2024) Adega Cooperativa de Pinhel. Accedido en 18/01/2025, en https://arquitecturaaqui.eu/es/edificios-y-conjuntos/2225/adega-cooperativa-de-pinhel

Este trabajo ha sido financiado por European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) y por fondos nacionales portugueses por intermedio de FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., en el contexto del proyecto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).