Adega Cooperativa de Pinhel
Notas
De acordo com um testemunho local, o setor do vinho é uma das principais atividades do concelho. A Adega Cooperativa é muito ativa, é a quarta ou quinta maior do país. Segundo o testemunho de Laurindo Monteiro, a adega cooperativa e o edifício da Delegação do Instituto da Vinha e do Vinho estão associados, até pela própria localização. Segundo Laurindo, no local onde está a adega cooperativa, antes de 1939, estava prevista a criação de um grande quartel militar. “Pinhel teve sempre uma componente militar”.
Momentos-clave (clique abajo para más detalle)
Ubicación
Estado y Utilización
Documentación
Este conjunto foi identificado e fotografado por Diego Inglez de Souza durante uma visita de trabalho de campo a Pinhel, em 2023. As fontes documentais e bibliográficas sobre o seu processo de construção e a história da sua utilização são escassas e não permitem reconstituir a história completa da obra. Sobre este edifício, foram recolhidos testemunhos orais por Ivonne Herrera Pineda, em abril e junho de 2023.
Para citar este trabajo:
Arquitectura Aqui (2024) Adega Cooperativa de Pinhel. Accedido en 21/11/2024, en https://arquitecturaaqui.eu/es/edificios-y-conjuntos/2225/adega-cooperativa-de-pinhel