Equipamiento de
Uso Colectivo en
Portugal y España 1939-1985

Buscar por

Objeto

Agentes

Actividades

Documentación

Posto de Turismo de Salir, Espiga – Artesanato e Sabores de Salir e Associação In Loco – Centro Brito de Carvalho, LouléEscola Primária de Salir, Loulé

A construção do edifício escolar de duas salas na freguesia de Salir fez parte do Programa de Construções Escolares de 1945, na sua III Fase.

A Câmara Municipal de Loulé (CML) foi responsável por escolher o terreno adequado para a obra, que foi posteriormente vistoriado e aprovado. A Delegação para as Obras de Construção de Escolas Primárias (DOCEP) elaborou o croqui de implantação inicial do edifício, aprovado pela CML em 26 de janeiro de 1946. Este projeto passou por algumas modificações, com um novo croqui sendo elaborado em setembro de 1947, após a primeira versão ter sido considerada inadequada. A aprovação superior do novo projeto foi dada pelo Ministro das Obras Públicas, José Frederico do Casal Ribeiro Ulrich.

O objetivo da obra era criar um edifício escolar (gémeo) com duas salas de aula, destinado a servir a freguesia de Salir. O projeto original foi complementado por obras adicionais, como arranjo do terreno, muro de vedação, abastecimento de água e sistema de esgotos, elaborado pelo engenheiro civil Filipe Martinho da Silva Pera (EngCivDOCEP). Essas obras complementares foram orçadas em 33.185$00 esc. e a proposta foi aprovada em 15 de fevereiro de 1950, com a execução a cargo de José Guerreiro Neto.

A inauguração e entrega do edifício à CML ocorreu em 27 de abril de 1950, com o auto de entrega publicado no Diário do Governo. 

Desconhecem-se as datas de ampliação do edifício escolar, de duas para quatro salas, e de término das funções de ensino primário. Recuperado pela CML no edifício funcionam  para além do Posto de Turismo local e da sede da Associação In Loco, exposições temporárias e divulgação e venda de produtos tradicionais da região. 

Si tiene alguna memoria o información relacionada con este registro, por favor envíenos su contributo.

Análisis

Fecha de Conclusión
1949
Programa
Asunto

Momentos-clave (clique abajo para más detalle)

Actividades 2

Ubicación

Comunidad
Ubicación
Sitio
Salir
Morada
Rua José Viegas Gregório
Distrito Histórico (PT)
FaroDistrito Histórico (PT)
Contexto
PeriurbanoContexto

Estado y Utilización

Uso Inicial
Estado
ConstruidoEstado del Edifício o Conjunto
Propietario
Usuario

A informação constante desta página foi compilada e redigida por Tânia Rodrigues, em outubro de 2024, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

Para citar este trabajo:

Tânia Rodrigues para Arquitectura Aqui (2025) Posto de Turismo de Salir, Espiga – Artesanato e Sabores de Salir e Associação In Loco – Centro Brito de Carvalho, Loulé. Accedido en 05/09/2025, en https://arquitecturaaqui.eu/es/edificios-y-conjuntos/23127/posto-de-turismo-de-salir-espiga-artesanato-e-sabores-de-salir-e-associacao-in-loco-centro-brito-de-carvalho-loule

Este trabajo ha sido financiado por European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) y por fondos nacionales portugueses por intermedio de FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., en el contexto del proyecto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).