Escola Básica de São Lourenço, Loulé
A escola primária de São Lourenço de Almancil foi construída para substituir a antiga escola que se encontrava em ruína eminente. A iniciativa parte da Câmara Municipal de Loulé, que em 1950 solicita ao ministro da Educação Nacional a substituição de uma escola prevista para Vale Silves, na freguesia de Boliqueime, por uma nova escola em São Lourenço, argumentando que ali a situação era “urgentíssima” pois funcionava num prédio muito degradado e a autarquia dispunha já do terreno contíguo necessário para a obra, enquanto em Vale Silves existiam três postos escolares em funcionamento, sem haver mais alunos por matricular, e dificuldades na aquisição de terreno para uma nova escola. Apesar de o pedido inicial de substituição não ter sido aceite nos termos propostos pela câmara, o ministro autoriza em maio de 1951 a construção de um novo edifício em São Lourenço de Almancil, por substituição do edifício de S. Faustino, integrado numa empreitada de dez escolas a construir no distrito de Faro, adjudicada ao empreiteiro José Guerreiro Neto.
A escola foi pensada para servir especificamente o núcleo escolar de São Lourenço de Almancil, em regime misto, respondendo às necessidades da população local.
Inaugurado no final de 1953, anos mais tarde o edifício escolar foi ampliado para as atuais duas salas resultado do crescimento da população escolar.
Análisis
Momentos-clave (clique abajo para más detalle)
Ubicación
Estado y Utilización
Documentación
A informação constante desta página foi compilada e redigida por Tânia Rodrigues, em outubro de 2024 e novembro de 2025, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.
Para citar este trabajo:
Tânia Rodrigues para Arquitectura Aqui (2025) Escola Básica de São Lourenço, Loulé. Accedido en 16/12/2025, en https://arquitecturaaqui.eu/es/edificios-y-conjuntos/23133/escola-basica-de-sao-lourenco-loule











