Escola Primária do Poço da Amoreira, Loulé
A escola primária de Poço da Amoreira foi construída para servir a população escolar provenientes dos sítios da Franqueada, Quartos, Poço da Amoreira e Torrejão, em regime misto, num edifício de uma sala.
O edifício, foi construído no âmbito do Plano dos Centenários através da Delegação para as Obras de Construção de Escolas Primárias (DOCEP), em articulação com a Câmara Municipal de Loulé, cabendo a esta a escolha e aquisição do terreno.
Incluído no Programa de Construções Escolares de 1949 (IV Fase) o processo arrasta‑se pelos primeiros anos da década de 1950 com a escolha, expropriação e compra do terreno, a aprovação do croqui de implantação do edifício em 1951 e o arranque efetivo da obra em fevereiro de 1952, adjudicada ao empreiteiro José Guerreiro Neto.
Em 1979, a professora efetiva assinala que, após 25 anos de funcionamento contínuo, a escola nunca beneficiara de obras de manutenção periódica conforme estava previsto na lei, sublinhando a longevidade do edifício face ao estado de conservação em que se encontrava.
Análisis
Momentos-clave (clique abajo para más detalle)
Ubicación
Estado y Utilización
Documentación
A informação constante desta página foi compilada e redigida por Tânia Rodrigues, em outubro de 2024, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.
Para citar este trabajo:
Tânia Rodrigues para Arquitectura Aqui (2025) Escola Primária do Poço da Amoreira, Loulé. Accedido en 16/12/2025, en https://arquitecturaaqui.eu/es/edificios-y-conjuntos/23147/escola-primaria-do-poco-da-amoreira-loule













