Buscar por

Objeto

Agentes

Actividades

Documentación

Posto Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR), PenamacorQuartel da Secção e Posto da Guarda Fiscal de Penamacor

Na década de 1940, a secção da Guarda Fiscal de Penamacor funcionava num edifício que carecia de melhoramentos, considerado pelo Engenheiro Delegado nas Obras de Edifícios de Cadeias, das Guardas Republicana e Fiscal e das Alfândegas “de feia aparência, sem qualquer espécie de interesse e em péssimo estado de conservação”, sendo de optar pela construção de um novo edifício quando fosse oportuno (Ofício de 26 de outubro de 1942).

Em 1950, a Câmara Municipal de Penamacor solicitou à Direção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (DGEMN) que organizasse o projeto para um edificio destinado à Guarda Fiscal, para o qual cedera um terreno e cuja urgência fora atestada pelo 2.º Comandante Geral da Guarda Fiscal. O terreno foi cedido na condição de que a construção se iniciasse até 17 de janeiro de 1953. No entanto, apesar das insistências, a falta de dotação orçamental e a existência de outras obras prioritárias levaram a que a construção se protelasse até 1955. Nessa altura, surge a possibilidade de integrá-la no plano de obras em substituição da construção do edifício para a Guarda Fiscal da Nazaré, que ficaria a aguardar que se completasse o respetivo Plano de Urbanização.

O projeto, datado de 1955, foi acometido a um dos arquitetos da DGEMN, Jorge Bermudes França, que contou com a colaboração do engenheiro Carlos Vasconcelos de Campos. Teve em conta o programa apresentado pelo Comando Geral da Guarda Fiscal. A construção esteve a cargo do empreiteiro local José de Oliveira Rafael. Apesar da entrega e cessão do edifício à Direção Geral da Fazenda Pública ter ocorrido em maio de 1957, a empreitada só foi definitivamente recepcionada em novembro de 1958.

Em 2024, o edifício funciona como posto territorial da GNR.

Si tiene alguna memoria o información relacionada con este registro, por favor envíenos su contributo.

Identificación

Fecha de Conclusión
1957
Comunidad

Ubicación

Ubicación
Morada
EN Norte 93
Distrito Histórico (PT)
Castelo BrancoDistrito Histórico (PT)
Contexto
PeriurbanoContexto

Estado y Utilización

Estado
ConstruidoEstado del Edifício o Conjunto

CronologÍa de Actividades

Actividades

Descripción Breve

Análisis Compuesta de Forma, Función y Relación con el Contexto

O edifício implanta-se no norte de Penamacor, junto à estrada que conduz à saída da localidade, onde se distribuem algumas moradias.

Trata-se de um edifício de planta retangular e cobertura de quaro águas em telha, orientado a sul. As fachadas possuem embasamento em pedra aparelhada, com marcação dos vãos com molduras em pedra. A entrada é feita pela secção do lado direito, que se desenvolve em dois pisos; comporta tres vãos. O restante edifício tem apenas um piso; a área que era originalmente ocupada pela garagem ainda possui o vão, mas foi integrada uma janela idêntica às restantes. 

O plano original previa na secção de piso único garagem, arrecadação, caserna, instalações sanitárias, cozinha e refeitório, sala de recreio e arquivo. A zona de entrada previa átrio, secretaria, quarto do comandante do posto, quarto dos graduados e arrecadação; no piso superior deveria figurar uma sala para secretaria, gabinete do comandante de secção, sala de espera, quarto do comandante de secção, quarto do oficial rondante e instalações sanitárias.

Materiales y Tecnologías

Construción
Alvenaria de PedraMateriales Construción
Argamassa de cimento e areiaMateriales Construción
TijoloMateriales Construción
MadeiraMateriales Construción
Telha do tipo "Campos"Materiales Construción
Hormigón ArmadoMateriales Construción

A informação constante desta página foi redigida por Ana Mehnert Pascoal, em maio de 2024, com base em diferentes fontes documentais.

Para citar este trabajo:

Arquitectura Aqui (2024) Posto Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR), Penamacor. Accedido en 19/09/2024, en https://arquitecturaaqui.eu/es/edificios-y-conjuntos/29278/posto-territorial-da-guarda-nacional-republicana-gnr-penamacor

Este trabajo ha sido financiado por European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) y por fondos nacionales portugueses por intermedio de FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., en el contexto del proyecto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).