Buscar por

Objeto

Agentes

Actividades

Documentación

Salão Paroquial, Penamacor

O edifício do Salão Paroquial de Penamacor encontrava-se em construção em 1971 e no ano seguinte, com recurso a comparticipação financeira do Estado. A Fábrica da Igreja Paroquial de Penamacor havia feito um requerimento para esse fim.

Para além de funções ligadas ao culto religioso católico, como aulas de catequese, também foram realizadas sessões de cinema no edifício, por iniciativa dos jovens penamacorenses, conforme atestam testemunhos locais partilhados.

Em 2001 iniciaram-se obras de recuperação, prevendo-se a sua reconversão como centro de artes. No entanto, as obras estagnaram por falta de verbas da Câmara Municipal de Penamacor e de outros apoios financeiros para conclusão, mantendo-se nessa situação em 2024.

Si tiene alguna memoria o información relacionada con este registro, por favor envíenos su contributo.

Notas

Análisis Compuesta de Forma, Función y Relación con el Contexto

O Salão Paroquial enquadra-se na malha urbana da vila, nas imediações da igreja de S. Tiago. Trata-se de um edifício de planta retangular, implantado em terreno desnivelado. Possui cave e dois pisos, com paredes cegas no piso superior e embasamento em pedra aparelhada.

Momentos-clave (clique abajo para más detalle)

Fecha de Conclusión
post. 1971
Actividades

Ubicación

Comunidad
Ubicación
Morada
R. Maj. Bastos / Largo Vale da Carapuça 12
Distrito Histórico (PT)
Castelo BrancoDistrito Histórico (PT)
Contexto
UrbanoContexto

Estado y Utilización

Uso Inicial
Estado
Devoluto TotalEstado del Edifício o Conjunto

A informação constante desta página é fruto do trabalho de foi redigida por Ana Mehnert Pascoal e Ivonne Herrera, e foi redigida em maio de 2024, com base em fontes documentais e testemunhos locais, a quem muito agradecemos.

Para citar este trabajo:

Arquitectura Aqui (2024) Salão Paroquial, Penamacor. Accedido en 21/11/2024, en https://arquitecturaaqui.eu/es/edificios-y-conjuntos/38537/salao-paroquial-penamacor

Este trabajo ha sido financiado por European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) y por fondos nacionales portugueses por intermedio de FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., en el contexto del proyecto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).