Escola Primária, Montalegre
A antiga escola primária da vila de Montalegre foi construída no âmbito do Plano dos Centenários, tendo sido integrada na mesma empreitada que outros 10 edifícios escolares, construídos nos concelhos de Montalegre, Boticas, Vila Pouca de Aguiar e Ribeira de Pena.
O primeiro terreno proposto pela Secção do Norte da Delegação para as Obras de Construção de Escolas Primárias, em meados e 1949, foi considerado inadequado para a introdução de fundações pelo presidente da Câmara Municipal de Montalegre. Em janeiro de 1950, foi aprovado o terreno no qual a escola foi construída, embora se considerasse o mesmo demasiado húmido para a execução do espaço de recreio.
Apenas 5 anos mais tarde foi este terreno posto à disposição da Delegação para as Obras de Construção de Escolas Primárias, tendo sido previamente adquirido pela Câmara Municipal.
A 6 de maio de 1957, passada uma década do início do processo, o edifício escolar masculino, de duas salas, foi entregue à Câmara Municipal de Montalegre.
Posteriormente, segundo informação recolhida de testemunhos que permanecem anónimos, o edifício funcionou como escola pré-primária, tendo esta cessado de funcionar aquando da construção da nova escola primária e infantário no agrupamento de escolas Dr. Bento da Cruz. Hoje, o edifício funciona como instalações do Gabinete de Inserção Profissional.
Notas
Momentos-clave (clique abajo para más detalle)
Ubicación
Estado y Utilización
Documentación
A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo com base fontes documentais. Contém ainda informação proveniente do trabalho realizado por Ivonne Herrera e Catarina Ruivo de recolha de testemunhos junto da população de Montalegre.
Para citar este trabajo:
Arquitectura Aqui (2024) Escola Primária, Montalegre. Accedido en 21/11/2024, en https://arquitecturaaqui.eu/es/edificios-y-conjuntos/4011/escola-primaria-montalegre